Como de costume, os dispositivos Pixel foram os primeiros a receber a atualização. A nova linha Pixel 9 foi lançada em agosto, e embora a Google geralmente lance uma atualização significativa do sistema operacional junto com seus novos smartphones, isso não ocorreu desta vez. Nos próximos meses, outros fabricantes também receberão o Android 15, mas alguns deles poderão utilizar versões modificadas do código-fonte.
A segurança e a privacidade são prioridades no Android 15. Um dos destaques é o Theft Detection Lock, que utiliza inteligência artificial para proteger seus dados. Camadas adicionais de autenticação para ações como remoção do SIM e desativação do recurso “Encontrar Meu Dispositivo” prometem aumentar a segurança do seu aparelho. Além disso, será possível criar um espaço privado no Android 15, onde aplicativos sensíveis (ou qualquer outro que você desejar) ficarão praticamente invisíveis para os outros.
Entre as novidades, destaca-se uma maneira fácil de fixar e desfixar a barra de tarefas em dispositivos dobráveis e tablets, permitindo layouts e acessos a aplicativos mais personalizados. A opção de emparelhamento de aplicativos promete facilitar a multitarefa, permitindo que você salve combinações de aplicativos como ícones na tela inicial e os abra com um toque. Isso deve tornar a transferência de arquivos entre, por exemplo, Google Drive e Gmail, muito mais simples.
A Google também está ampliando as opções de câmera para aplicativos de terceiros, oferecendo um controle mais detalhado sobre o flash. Além disso, será possível fazer login em aplicativos que utilizam chaves de acesso com um único toque. E, talvez uma das novidades mais significativas para muitos, é que os aplicativos de mensagens das operadoras poderão suportar mensagens via satélite quando você estiver fora do alcance de redes de celular e Wi-Fi.
Para completar, a Google está lançando hoje uma atualização para os dispositivos Pixel, que inclui suporte ao Theft Detection Lock em aparelhos que rodam Android 10 ou versões mais recentes.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Android 15 is starting to roll out on Pixel devices