Novo estudo mede a temperatura da Terra ao longo de meio bilhão de anos


0

Entender como o ciclo de formação e fragmentação de supercontinentes influencia as tendências climáticas de longo prazo pode ser um desafio. No entanto, pesquisadores têm utilizado uma combinação de registros de proxies e modelos climáticos para reconstruir o clima da Terra nos últimos quinhentos milhões de anos. Isso nos fornece um histórico global de temperaturas que remonta à explosão Cambriana da vida complexa.

É fascinante observar que, com uma exceção aparente, o dióxido de carbono e as temperaturas globais têm estado intimamente ligados ao longo desse extenso período de tempo. Essa relação se destaca, considerando as diversas mudanças que nosso planeta enfrentou ao longo dos anos. Embora seja desafiador ir além de um milhão de anos devido à escassez de proxies preservadas, eventos como o Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno nos oferecem insights valiosos sobre os aquecimentos abruptos do passado.

Assim, mesmo com os obstáculos para reconstruir o clima de eras distantes, a ciência nos possibilita entender melhor a relação entre carbono e temperatura ao longo da história do nosso planeta. Essas descobertas nos ajudam a contextualizar o cenário climático atual e a importância de considerar os eventos passados para planejar o futuro de forma mais sustentável.

Redação Confraria Tech.

Referências:
New study takes the Earth’s temperature over a half-billion years


Like it? Share with your friends!

0
admin