Mulher transpira após a primeira mordida de comida devido a uma rara confusão nas conexões nervosas.


0

O corpo humano é uma fonte inesgotável de maravilhas, algumas quase milagrosas. Uma delas é a limitada capacidade dos nervos de se regenerarem após lesões, permitindo que as pessoas recuperem alguma função e sensibilidade. No entanto, essa maravilha pode se tornar, bem, perturbadora quando esses fios regenerados acabam emaranhados.

Esse é o caso de uma rara condição neurológica chamada hiperidrose gustativa, também conhecida como síndrome de Frey. Nesse distúrbio, os nervos se regeneram após danos a uma das grandes glândulas salivares que ficam de cada lado do rosto, logo na frente das orelhas, chamadas glândulas parótidas. Mas essa regeneração nervosa dá errado devido a uma peculiaridade da anatomia que permite que os nervos que controlam a produção de saliva para comer se enrolem com aqueles que controlam a transpiração para o controle da temperatura.

Na edição desta semana do New England Journal of Medicine, médicos em Taiwan relatam uma apresentação incomum da doença em uma mulher de 76 anos. Ela relatou aos médicos que, durante dois anos, toda vez que comia, seu rosto começava a suar abundantemente. Na clínica, os médicos observaram o fenômeno eles mesmos. Eles viram enquanto ela dava uma mordida em carne seca e começava a mastigar.

Restam 8 parágrafos | Comentários.

Redação Confraria Tech

Referências:
Woman drips with sweat from a bite of food due to rare nerve-wiring mix-up


Like it? Share with your friends!

0
admin