Motoristas assistidos se tornam autopilotos de facto à medida que os motoristas realizam várias tarefas, aponta estudo.


0

Os sistemas de manutenção de faixa permitem que você tire as mãos do volante enquanto dirige. A sedutora atração por carros que se dirigem sozinhos gerou muita expectativa ao longo da última década. Afinal, nem todo mundo gosta de dirigir, e a ideia de liberar o ocupante para ler e-mails ou assistir a um filme enquanto o carro se arrasta até o trabalho levou a bilhões em investimentos e muitas vendas de GPUs. Ainda estamos longe de poder comprar um carro com direção totalmente autônoma, mas cada fabricante de veículos quer vender a você algum nível de automação parcial que acelera, freia e dirige por você. Só há um problema – estudo após estudo mostra que esses sistemas nos tornam menos seguros na estrada.

Os dados mais recentes vêm de um par de estudos publicados recentemente pelo Instituto de Seguros para a Segurança Rodoviária, um estudando motoristas usando o piloto automático da Tesla, o outro focado no Assistente de Piloto da Volvo. Ambos descobriram que, quando os motoristas usam sistemas de direção parcialmente automatizados, prestam menos atenção à estrada e começam a fazer várias tarefas ao mesmo tempo.

Os estudos foram conduzidos pelo IIHS em conjunto com o Centro de Transporte e Logística do AgeLab do MIT. Os estudos utilizaram sedans Volvo S90 e modelos 3 da Tesla de 2020, equipados com uma série de câmeras e sensores para monitorar e registrar o comportamento do motorista.

Redação Confraria Tech

Referências:
Driver assists become de facto autopilots as drivers multitask, study finds


Like it? Share with your friends!

0
admin