iPhone 16 hands-on: Mais profissional do que eu esperava


0

No dia seguinte ao lançamento do iPhone 16 pela Apple, pude finalmente dedicar mais tempo aos modelos base, após ter publicado minhas primeiras impressões sobre o iPhone 16 Pro logo após o evento. Com esse tempo extra, pude aprender mais sobre as diferenças entre o iPhone 16 padrão e o iPhone 16 Pro, e fiquei surpreso ao constatar que não são muitas.

Uma das maneiras mais óbvias de distinguir o iPhone 16 do iPhone 16 Pro é através das opções de cores. A série de entrada oferece uma agradável e vibrante variedade de cores este ano, com destaque para o verde-azulado, rosa e azul, que realmente chamaram a minha atenção. Esses tons são saturados e vibrantes, em comparação com os tons pastéis claros dos últimos anos. Especialmente gostei da profundidade do azul “ultramarino” – as fotos não fazem justiça a nenhum desses acabamentos.

Toda a série iPhone 16 apresenta o novo controle de câmera, o que significa que você pode usar o interruptor físico para abrir o aplicativo da câmera e, em seguida, ajustar configurações como zoom, profundidade e tom. Após testar ambos, posso confirmar que são igualmente precisos e satisfatórios de usar. Ao contrário do ano passado, em que apenas os modelos Pro tinham o botão de Ação, o iPhone 16 possui controles semelhantes, para que você não perca uma tecla dedicada ao optar por um modelo mais barato.

Além disso, você ganha a capacidade de gravar vídeo e áudio espacial, graças às câmeras atualizadas do iPhone 16. Além de uma nova câmera ultrawide com foco automático e suporte para fotos macro, os sensores foram realinhados e agora estão empilhados verticalmente. O mais intrigante é que o iPhone 16 também suportará o novo recurso de Mixagem de Áudio, que permite controlar melhor as vozes e os sons em suas filmagens após a captura.

Seria fácil supor que os “quatro novos microfones de qualidade de estúdio” no iPhone 16 Pro são responsáveis pela Mixagem de Áudio, mas parece que é apenas a capacidade de gravar áudio espacial que possibilita o novo recurso. Com isso, você pode acessar a interface de edição de vídeo do iPhone 16, tocar na guia de Mixagem de Áudio e escolher entre as opções “Em cena”, “Cinematográfico” e “Estúdio”. O primeiro isola o som dos objetos na cena e elimina o ruído de fundo, enquanto o Estúdio simula o ambiente acústico de um estúdio de gravação, com paredes de amortecimento. Já o Cinematográfico consolida todos os sons na parte frontal e central do espaço.

Consegui uma demonstração do recurso de Mixagem de Áudio e fiquei realmente impressionado que o iPhone 16 conseguiu isolar as vozes das pessoas gravadas em um deck externo com eco no novo espaço Observatório da Apple. Mudar entre as diferentes mixagens efetivamente alterou o volume das diferentes fontes de som, e também foi bom descobrir que é possível ajustar o volume de fluxos específicos em cada perfil. Isso é algo com que quero brincar mais para entender melhor, mas por enquanto estou muito intrigado com a possibilidade de usar um iPhone 16 para futuros vídeos de eventos da Apple.

Uma exclusão decepcionante do iPhone 16 é o recurso de gravação multitrack que está chegando ao iPhone 16 Pro. Essa atualização do Voice Memo estará disponível apenas nos modelos Pro.

Na verdade, aqui estão as principais melhorias se você optar pelo modelo Pro: telas ProMotion com taxas de atualização mais altas e Always On Display, além de hardware de câmera superior com uma lente ultrawide de 48 megapixels e uma opção telefoto de 5x. Os aparelhos premium também têm suporte para vídeos em câmera lenta de alta qualidade 4K120p e formatos profissionais como ProRaw. Os Pro também possuem o chip A18 Pro, em comparação com o A18 do iPhone 16, e as diferenças estão principalmente no desempenho da GPU, então você pode ter uma melhor experiência em jogos no modelo mais premium.

Outras diferenças são bastante mínimas, como a construção de titânio e velocidades USB mais rápidas nos modelos Pro. Em geral, no entanto, o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus parecem muito menos um compromisso em termos de economia de custos, e você também obtém cores mais divertidas. Eles também parecem ser uma melhoria maior em relação aos seus antecessores, o que é uma mudança bem-vinda após anos de mudanças incrementais.

Fique por dentro de todas as novidades do evento do iPhone 16 da Apple!
Este artigo foi originalmente publicado no Engadget em https://ift.tt/Cqicz1g.

Redação Confraria Tech

Referências:
iPhone 16 hands-on: More Pro than I expected


Like it? Share with your friends!

0
admin