Intel e Karma se associam para desenvolver arquitetura de carro definida por software.


0

A Karma foi iniciada em 2014 quando o Grupo Wanxiang comprou os ativos da então recentemente extinta Fisker (uma encarnação diferente da Fisker que faliu recentemente). A Intel está se associando à Karma Automotive para desenvolver uma nova plataforma de computação para veículos. A nova arquitetura de veículo definida por software deverá aparecer primeiro em um cupê elétrico de alta qualidade da Karma em 2026. No entanto, os parceiros têm planos maiores para essa arquitetura, com a ideia de padrões abertos e colaboração com outros fabricantes de automóveis que também buscam ingressar no futuro definido por software.

Os eletrônicos começaram a aparecer nos veículos na década de 1970, inicialmente com uma pequena caixa preta chamada unidade de controle do motor. Logo, mais caixas pretas começaram a aparecer, cada uma com uma função distinta. Algumas dessas controlam a dinâmica do veículo, como controle de tração, freios ABS, controle de estabilidade, e assim por diante. Algumas cuidam do conforto do veículo, como o ar condicionado ou as janelas elétricas, por exemplo. E caixas pretas mais potentes habilitam o sistema de entretenimento ou quaisquer sistemas avançados de assistência ao motorista.

Em um carro moderno, pode haver mais de duzentas unidades de controle distintas, cada uma adicionando peso não apenas por si mesma, mas também pelo cabeamento de cobre que a conecta ao resto da rede eletrônica do carro.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Intel and Karma partner to develop software-defined car architecture


Like it? Share with your friends!

0
admin