O Post informou em agosto que o FBI estava investigando a tentativa de hackers iranianos de infiltrar nas campanhas de Trump e Biden (atualmente Kamala Harris) usando técnicas de spear-phishing. As autoridades não encontraram evidências de que alguém do Partido Democrata tenha caído em seu esquema. Mas os criminosos conseguiram assumir o controle de uma conta de e-mail pertencente a Roger Stone, um conselheiro de longa data de Trump, que então usaram para enviar mais e-mails com links de spear-phishing para sua lista de contatos.
“Como líder da resposta a ameaças, o FBI tem rastreado essa atividade, entrou em contato com as vítimas e continuará a investigar e coletar informações para perseguir e interromper os atores responsáveis”, afirmaram as autoridades em seu anúncio.
Os materiais roubados foram enviados de uma conta da AOL por e-mails assinados com o nome “Robert”, de acordo com o Post. Quando questionados pela publicação, negaram estar conectados aos ciberataques iranianos. Embora as autoridades não tenham dito que materiais foram enviados, o Post afirma que incluem pesquisas da campanha de Trump sobre o candidato a vice-presidente republicano JD Vance, bem como resultados internos de pesquisas.
A equipe de Trump está pedindo para a equipe de Harris divulgar quais materiais recebeu, enquanto pede às publicações de notícias que não publiquem as informações roubadas. A porta-voz de Harris, Morgan Finkelstein, disse que a campanha democrata está cooperando com as autoridades, pois algumas de suas pessoas também foram alvo em seus e-mails pessoais, mas não estão “cientes de nenhum material ter sido enviado” diretamente a eles.
Anteriormente, a Microsoft encontrou evidências de que um grupo ligado ao governo iraniano criou um site que lança ataques e insultos ao ex-Presidente Trump. Mas o Irã não é o único país que está tentando interferir nas eleições presidenciais deste ano nos EUA. A Microsoft recentemente relatou que fazendas de trolls russos afiliados ao Kremlin estão executando campanhas de desinformação focadas em desacreditar Harris e seu companheiro de chapa Tim Walz. Essas fazendas de trolls russos têm divulgado vídeos inautênticos mostrando os candidatos democratas de forma negativa, incluindo um que usou um ator falso para acusar Harris de estar envolvida em um incidente de atropelamento em 2011 que deixou uma menina de 13 anos paralisada.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Iranian hackers tried to send Trump leaks to Biden campaign