Entre suas obras mais memoráveis, destaca-se o pôster “Style B” para o primeiro filme de Star Wars, lançado em 1977. Essa ilustração, que foi disponibilizada no Reino Unido (enquanto o pôster original dos EUA foi feito por Tom Jung), retrata Luke Skywalker levantando seu sabre de luz de forma heroica, semelhante ao Rei Arthur brandindo Excalibur. Ao seu lado, a destemida Princesa Leia segura um blaster, enquanto C-3PO e R2-D2 observam ao fundo. A máscara imponente de Darth Vader se destaca entre as estrelas, ao lado da Estrela da Morte e naves estelares.
Curiosamente, a falta de semelhança entre Luke e Leia com os atores Mark Hamill e Carrie Fisher se deve ao fato de que os Irmãos Hildebrandt e Jung não tinham acesso a fotos dos intérpretes. Assim, recorreram a imagens genéricas de heróis que poderiam ter sido retiradas das capas de livros de fantasia dos anos 70. O pôster de Hildebrandt permaneceu em uso no Reino Unido até janeiro de 1978, quando foi substituído pelo pôster “Style C” de Tom Chantrell, que apresentava o elenco real.
Os irmãos também ficaram fortemente associados a uma série de calendários de O Senhor dos Anéis. Décadas antes de Peter Jackson adaptar as obras para o cinema (e até mesmo antes da versão animada de 1978), suas ilustrações — influenciadas pelos clássicos filmes da Disney — foram a principal visualização da épica obra de Tolkien para muitos leitores de fantasia da década de 1970.
Além de suas obras icônicas, Hildebrandt trabalhou em quadrinhos para a Marvel e a DC, ilustrações para a Wizards of the Coast (Magic: The Gathering e Harry Potter), e produziu artes para as revistas Omni, Heavy Metal e Amazing Stories. Seu talento também se estendeu à arte de álbuns, como os da Trans-Siberian Orchestra e Black Sabbath, além de uma longa lista de capas de livros.
Greg Hildebrandt também usou seus dons artísticos em prol da liberdade. Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, ele contribuiu com ilustrações para uma antologia em quadrinhos da Operation USA, cujos lucros foram destinados a ajudar refugiados ucranianos. Explicando sua decisão, Hildebrandt afirmou: “Qualquer projeto ao qual eu puder emprestar minha arte para barrar Putin é um projeto que abraçarei de coração, alma e mente.”
A contribuição de Greg Hildebrandt para o mundo da arte e da cultura pop é inegável, e seu legado certamente continuará a inspirar novas gerações de artistas e fãs.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Greg Hildebrandt, iconic Star Wars and Lord of the Rings artist, has died at 85