“Google vence apelação contra multa de 1,7 bilhão de euros da UE por práticas publicitárias ‘abusivas'”


0

O valor das multas que o Google tem que pagar na Europa pode ter se tornado um pouco menor. A empresa conseguiu convencer o Tribunal Geral da União Europeia a anular a penalidade de €1,5 bilhão ($1,7 bilhão) que lhe foi imposta em 2019, por práticas abusivas na publicidade online, conforme descrito pela Comissão Europeia. De acordo com o Financial Times, o Tribunal concordou com a avaliação da Comissão de que o Google bloqueou anunciantes concorrentes de sua plataforma. No entanto, argumentou que a Comissão falhou em levar em conta “todas as circunstâncias relevantes” ao avaliar por quanto tempo a empresa implementou práticas anticompetitivas.

A comissão, sob a liderança da chefe de competição, Margrethe Vestager, descobriu em 2019 que o Google havia proibido os editores de colocar anúncios de busca de concorrentes em suas páginas de resultados de pesquisa de 2006 a 2009. A empresa alterou ligeiramente suas regras em 2009, mas só em 2016 removeu a cláusula referente à restrição em seus contratos. A multa para este caso em particular foi maior do que o esperado, porque a comissão afirmou ter levado em conta “a duração e gravidade da infração”.

“Este caso se refere a um subconjunto muito restrito de anúncios de busca apenas de texto colocados em um número limitado de sites de editores”, disse o Google em comunicado ao Financial Times. “Fizemos alterações em nossos contratos em 2016 para remover as disposições relevantes, mesmo antes da decisão da comissão. Estamos satisfeitos que o tribunal tenha reconhecido erros na decisão original e anulado a multa. Vamos analisar atentamente a decisão completa.” Enquanto isso, a comissão disse à publicação que “estudará cuidadosamente a sentença e refletirá sobre possíveis próximos passos”. Ainda poderia recorrer da decisão do tribunal.

Esta é apenas uma das várias multas por práticas antitruste que a Comissão Europeia impôs ao Google nos últimos anos. No início deste mês, o mais alto tribunal da UE confirmou uma multa diferente de $2,7 bilhões contra a empresa. A comissão impôs essa multa ao Google em 2017, porque descobriu que a empresa, como explicou Vestager, “abusou de sua dominância de mercado como mecanismo de busca ao promover seu próprio serviço de comparação de compras em seus resultados de pesquisa e ao rebaixar os de concorrentes”.

Vestager deixará seu cargo como comissária da União Europeia para a concorrência nas próximas semanas. Ela foi rigorosa com as grandes empresas de tecnologia ao longo de seu mandato, e os casos de abuso de mercado que ela moveu ao longo dos anos levaram à criação do Digital Markets Act (DMA), uma regulamentação destinada a evitar que os maiores players do setor abusem de seu poder de mercado.

Redação Confraria Tech

Referências:
Google wins appeal against $1.7 billion EU fine for ‘abusive’ advertising practices


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format