Este é o mais recente revés para Selig, que encerrou seu popular cliente Reddit, Apollo, no ano passado após a empresa alterar suas políticas para desenvolvedores e passar a cobrar pelo uso de sua API. O encerramento do Apollo e de outros aplicativos semelhantes desencadeou um protesto em toda a comunidade do Reddit por parte dos usuários e moderadores.
Desta vez, Selig diz que não quer drama, observando que o aplicativo de $5 era um “projeto de hobby” para ele se divertir desenvolvendo para visionOS. “Eu realmente gostei de construir a Juno, mas sempre a vi como algo fundamentalmente um pequeno aplicativo que construí por diversão”, Selig escreveu em seu site. “Por causa disso, não tenho nenhum desejo de transformar isso em uma grande briga semelhante ao que aconteceu com o Reddit anos atrás.”
Não está claro qual aspecto da Juno pode ter sido o problema. Selig diz que a Google fez referência às suas “marcas registradas e iconografia” em uma mensagem para a Apple, “afirmando que a Juno não adere às diretrizes do YouTube e modifica o site” de uma maneira não permitida. “Pessoalmente, não concordo com isso, pois a Juno é apenas uma visualização da web e age como pouco mais do que uma extensão do navegador que modifica o CSS para deixar o site e o player de vídeo com uma aparência mais ‘visionOS'”, explica Selig. “Nenhum logotipo é colocado além dos que já estão no site, e o sufixo ‘para YouTube’ é permitido em suas diretrizes de marca.”
A Google ainda não lançou seu próprio aplicativo do YouTube para Vision Pro, embora a empresa tenha afirmado em fevereiro que tal aplicativo estava “em nosso planejamento”. A empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Selig diz que as pessoas que já pagaram pelo aplicativo devem poder continuar usando-o por enquanto, embora haja a possibilidade de uma atualização futura do YouTube acabar inutilizando-o.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Google allegedly got the Juno YouTube app removed from the Vision Pro App Store