Agora, devo dizer que esse nome é um verdadeiro trava-línguas. Mas a ideia por trás disso era garantir que as pessoas saibam que o novo Fold faz parte da maior família Pixel 9. Isso significa que este último Fold tem o mesmo chip Tensor G4, um design similar e todos os recursos de IA do restante da linha. Além de algumas adições exclusivas feitas apenas para este dispositivo.
Mas antes de entrarmos nisso, vamos começar com o seu design, que teve uma grande mudança em relação ao seu antecessor em forma de passaporte. Desta vez, a Google optou por dimensões mais tradicionais, com o Pro Fold apresentando um display externo de 6,3 polegadas, quase idêntico em tamanho ao que você obtém no Pixel 9 e Pixel 9 Pro padrão. E com um brilho máximo de até 2.700 nits para ambos os displays interno e externo, é basicamente tão colorido e vibrante quanto.
Em seguida, na parte interna, você obtém uma tela flexível que mede impressionantes 8 polegadas, superando concorrentes como o Samsung Galaxy Z Fold 6 (7,6 polegadas), OnePlus Open (7,82 polegadas) e Honor Magic V3 (7,92 polegadas). Seu nome técnico é o display Super Actua Flex, e é absolutamente deslumbrante. Para o chassi do Pro Fold, a Google mudou para um design mais quadrado, com uma nova dobradiça de aço coberta por uma liga de alumínio e Gorilla Glass Victus 2 na frente e atrás.
Eu devo admitir que fiquei um pouco desapontado com a mudança de forma, já que realmente aprendi a apreciar a ampla tela frontal do Pixel Fold original. No entanto, depois de brincar com ele, as dimensões do Pro Fold estão definitivamente me conquistando. Além disso, se você se lembra da minha entrevista com a equipe de design da Google, o objetivo do design mais curto e largo do primeiro Fold era tornar a tela externa mais utilizável do que os displays longos e estreitos que a Samsung usa na linha Z Fold. E ao usar uma tela do mesmo tamanho que o Pixel 9 regular no Pro Fold, fica claro que eles ainda estão seguindo essa filosofia.
A Google também reduziu o tamanho do telefone e afirma que é o dobrável mais fino que você pode comprar hoje. Dito isso, medindo 5,1 mm de espessura quando aberto ou 10,5 mm de espessura quando fechado, acredito que seja um pouco mais gordo do que tanto o Honor Magic V3 (4,4 mm/9,3 mm) quanto o Xiaomi Mix Fold 4 (4,6 mm/9,5 mm). Dito isso, se estivermos falando apenas de modelos disponíveis nos EUA, acho que a afirmação da Google é verdadeira.
Na parte de trás, há um grande novo módulo de câmera que possui uma câmera principal de 48 MP e uma câmera telefoto de 10,8 MP com zoom óptico de 5x, que parecem ser as mesmas do que obtivemos no telefone do ano passado em vez de usar os novos sensores disponíveis nos principais modelos Pixel 9. Mas ainda não consegui confirmar isso. E, finalmente, há uma câmera ultra-wide de 10,5 MP.
Já critiquei a Samsung no passado por equipar a linha Z Fold com câmeras que não são tão boas quanto as que você obtém na família principal Galaxy S, e parece que a Google está fazendo algo semelhante com o Pro Fold, o que não me agrada. Mas, considerando que o telefone do ano passado oferece melhor qualidade de imagem do que o novo Z Fold 6, isso não é tão problemático.
Naturalmente, há uma tonelada de novos recursos e modos de foto também. Há coisas como o Add Me, que usa guias de RA para ajudá-lo a tirar fotos em grupo para que você não precise pedir ajuda a um transeunte. Há também uma ferramenta de Vídeo Boost nova e melhorada que funciona no escuro e suporta zooms de alta resolução. Mas minha adição favorita é o Made You Look, que coloca uma animação divertida na tela externa para que você possa tirar uma bela foto de seus filhos ou de qualquer outra pessoa que de outra forma estaria ligeiramente distraída. Ele até usa um algoritmo para detectar quando alguém está sorrindo, para fazer a animação se mover, o que é uma maneira realmente simples, mas eficaz de obter uma reação verdadeiramente espontânea durante uma foto posada. A Google finalmente implementou o recurso Zoom Enhance que ela havia anunciado durante o lançamento do Pixel 8.
E, é claro, não seria a Google sem uma série de novos recursos de IA. Para fotos, há alguns novos truques do Magic Editor, como Autoframe, que pode recompor suas fotos, ou Reimagine, que pode substituir coisas (tipicamente o primeiro plano e o plano de fundo de uma foto) por qualquer coisa que você possa colocar na caixa de prompt.
Para uso mais geral, há o aplicativo Pixel Screenshots, que permite salvar capturas de tela e depois usar a IA para encontrar imagens específicas ou coisas mais detalhadas como datas de shows. Alternativamente, se você quiser gerar suas próprias imagens do zero, o novo aplicativo Pixel Studio parece surpreendentemente poderoso. Não apenas você pode criar assuntos e fundos, você também pode gerar adesivos de seus amigos, remover objetos distrativos ou montar coisas como convites para festas usando suas próprias obras de arte personalizadas. Há até um novo aplicativo Pixel Weather que usa IA para escrever um resumo rápido do que está acontecendo naquele dia.
Mas as ferramentas alimentadas por ML não param por aí, porque o Gemini Live permite que você tenha conversas mais naturais com IAs, para que você possa obter respostas sobre uma ampla gama de tópicos sem precisar dizer “Ei” toda vez que pensar em uma pergunta. Há também vários recursos que não pude experimentar, como o Clear Calling aprimorado do Pixel 9, Call Notes, que usa a IA para criar transcrições de uma chamada, e o novo sistema de SOS via satélite da Google, que permite que você peça ajuda mesmo quando não tiver serviço celular. Por fim, a Google aumentou a quantidade de RAM no Pixel 9 Pro Fold de 12 GB para 16 GB de RAM com 256 GB ou 512 GB de armazenamento.
Portanto, embora eu tenha tido pouco tempo com ele até agora, realmente gosto do que a Google está fazendo com o Pixel 9 Pro Fold – sabe, exceto pelo seu nome desajeitado. De muitas maneiras, a Google está entregando o que eu queria que a Samsung fizesse para a linha Z. O Pro Fold é mais fino que o Z Fold 6, além de ter uma tela principal maior. E suas câmeras também devem ser melhores. Além disso, graças à liderança da Google em IA, estamos obtendo ainda mais ferramentas divertidas e úteis para ajustar fotos ou lembrar daquele par de sapatos legais que você tirou uma captura de tela semanas atrás. Claro, a Google ainda não tem uma alternativa real para o modo Dex ou suporte a caneta embutido. Mas para pessoas que querem um telefone conversível com telas excelentes, câmeras excelentes e software poderoso, o Pixel 9 Pro Fold parece ser um ótimo sucessor do original. Ah, e com preço de US$ 1.800, custa US$ 100 a menos que o Z Fold 6 também.
O Pixel 9 Pro Fold está disponível para pré-venda hoje, com vendas oficiais começando em 4 de setembro. Ele estará disponível em duas cores: porcelana e obsidiana.
Confira todas as notícias do evento de lançamento do Pixel 9 da Google aqui!
Este artigo foi originalmente publicado no Engadget em https://ift.tt/MsPQyXY.
Referências:
Google Pixel 9 Pro Fold hands-on: A clever new shape and even bigger displays