Google não irá mais veicular um anúncio das Olimpíadas que mostrava uma criança usando IA para escrever uma carta de fã.


0

O Google está retirando um anúncio das Olimpíadas devido à polêmica em torno de seu chatbot alimentado por IA, Gemini, após receber críticas generalizadas por mostrar um pai usando a IA para ajudar sua filha a escrever uma carta para sua atleta favorita. O comercial de 60 segundos, ainda disponível no YouTube, mostra um pai usando o Gemini para escrever uma carta para a ídola, a estrela olímpica de atletismo Sydney McLaughlin-Levrone, em nome de sua jovem filha.

“Quer mostrar amor a Sydney e eu sou bom com palavras, mas isso tem que ser perfeito”, diz o pai no comercial. “Então, Gemini, ajude minha filha a escrever uma carta contando a Sydney o quanto ela é inspiradora.” O anúncio termina com as palavras: “Um pouco de ajuda do Gemini.”

Um porta-voz do Google disse à CNBC que, embora o anúncio tenha sido bem recebido nos testes antes de ir ao ar, “dado o feedback, decidimos retirar o anúncio de nossa rotação olímpica”. O porta-voz acrescentou que o objetivo do anúncio era criar uma história autêntica para celebrar a equipe dos EUA. “Acreditamos que a IA pode ser uma ótima ferramenta para aprimorar a criatividade humana, mas nunca substituí-la”, acrescentou.

“A propaganda mostrando alguém fazendo uma criança usar a IA para escrever uma carta para seu herói é HORRÍVEL”, escreveu Linda Holmes, apresentadora do podcast Pop Culture Happy Hour da NPR, em Threads. “Obviamente, há circunstâncias especiais e pessoas que precisam de ajuda, mas como uma história geral de ‘olha que legal, ela nem precisou escrever nada sozinha!’ é HORRÍVEL. Quem quer uma carta de fã escrita por IA?”

Shelley Palmer, professora de mídia avançada na escola de comunicações da Universidade de Syracuse, criticou fortemente o anúncio em uma postagem amplamente compartilhada em seu blog. Ela argumentou que a abordagem do comercial poderia levar a um “futuro monocultural onde pensamentos humanos originais se tornam cada vez mais raros” e expressou preocupação com as implicações do anúncio para a educação e a parentalidade.

A reação negativa reflete os debates mais amplos em torno do papel da IA nos processos criativos e seu impacto potencial na qualidade da expressão humana. À medida que as tecnologias de IA continuam a avançar, as empresas enfrentam escrutínio crescente não apenas sobre como retratam e promovem essas ferramentas, mas também sobre o uso do trabalho de profissionais criativos sem permissão para treinar modelos de IA.
Redação Confraria Tech

Referências:
Google will no longer air an Olympics ad that showed a child using AI to write a fan letter


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format