Google não irá mais veicular um anúncio das Olimpíadas que mostrava uma criança usando IA para escrever uma carta de fã.


0

O Google está retirando um anúncio das Olimpíadas devido à polêmica em torno de seu chatbot alimentado por IA, Gemini, após receber críticas generalizadas por mostrar um pai usando a IA para ajudar sua filha a escrever uma carta para sua atleta favorita. O comercial de 60 segundos, ainda disponível no YouTube, mostra um pai usando o Gemini para escrever uma carta para a ídola, a estrela olímpica de atletismo Sydney McLaughlin-Levrone, em nome de sua jovem filha.

“Quer mostrar amor a Sydney e eu sou bom com palavras, mas isso tem que ser perfeito”, diz o pai no comercial. “Então, Gemini, ajude minha filha a escrever uma carta contando a Sydney o quanto ela é inspiradora.” O anúncio termina com as palavras: “Um pouco de ajuda do Gemini.”

Um porta-voz do Google disse à CNBC que, embora o anúncio tenha sido bem recebido nos testes antes de ir ao ar, “dado o feedback, decidimos retirar o anúncio de nossa rotação olímpica”. O porta-voz acrescentou que o objetivo do anúncio era criar uma história autêntica para celebrar a equipe dos EUA. “Acreditamos que a IA pode ser uma ótima ferramenta para aprimorar a criatividade humana, mas nunca substituí-la”, acrescentou.

“A propaganda mostrando alguém fazendo uma criança usar a IA para escrever uma carta para seu herói é HORRÍVEL”, escreveu Linda Holmes, apresentadora do podcast Pop Culture Happy Hour da NPR, em Threads. “Obviamente, há circunstâncias especiais e pessoas que precisam de ajuda, mas como uma história geral de ‘olha que legal, ela nem precisou escrever nada sozinha!’ é HORRÍVEL. Quem quer uma carta de fã escrita por IA?”

Shelley Palmer, professora de mídia avançada na escola de comunicações da Universidade de Syracuse, criticou fortemente o anúncio em uma postagem amplamente compartilhada em seu blog. Ela argumentou que a abordagem do comercial poderia levar a um “futuro monocultural onde pensamentos humanos originais se tornam cada vez mais raros” e expressou preocupação com as implicações do anúncio para a educação e a parentalidade.

A reação negativa reflete os debates mais amplos em torno do papel da IA nos processos criativos e seu impacto potencial na qualidade da expressão humana. À medida que as tecnologias de IA continuam a avançar, as empresas enfrentam escrutínio crescente não apenas sobre como retratam e promovem essas ferramentas, mas também sobre o uso do trabalho de profissionais criativos sem permissão para treinar modelos de IA.
Redação Confraria Tech

Referências:
Google will no longer air an Olympics ad that showed a child using AI to write a fan letter


Like it? Share with your friends!

0
admin