“GM adia o lançamento da van autônoma Cruise Origin.”


0


A General Motors está suspendendo o desenvolvimento da van autônoma Cruise Origin. A empresa afirmou que a Cruise, da qual a GM é a principal acionista, agora se concentrará na produção do próximo modelo do Chevy Bolt. A montadora encerrou a produção do modelo anterior do Bolt no ano passado devido a uma mudança no sistema de bateria, mas na época não revelou planos para um novo modelo.

De acordo com uma carta enviada pela CEO da GM, Mary Barra, aos acionistas, o adiamento indefinido da van autônoma “aborda a incerteza regulatória que enfrentamos com o Origin devido ao seu design único”. Barra acrescentou que os custos por unidade do próximo Bolt serão muito menores, “o que ajudará a Cruise a otimizar seus recursos”.

A GM e a Cruise estavam trabalhando no Origin em parceria com a Honda. O Origin, que não tem assento do motorista, volante ou pedais, deveria estrear no Japão em 2026.

Em outubro, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia suspendeu as licenças de veículos autônomos da Cruise devido a questões de segurança. Naquele mesmo mês, uma pedestre em São Francisco foi arrastada por 20 metros por um veículo da Cruise e ficou presa embaixo dele após um atropelamento por outro carro a empurrar para o caminho do robô-táxi. A Cruise posteriormente interrompeu todas as operações autônomas antes de suspender temporariamente a produção em novembro.

Segundo a CNBC, o ex-CEO da Cruise, Kyle Vogt, em determinado momento informou a equipe que centenas de veículos pré-comerciais do Origin haviam sido construídos. A empresa retomou as operações de robô-táxi em Phoenix, Houston e Dallas, com operadores humanos a bordo, e está realizando testes em Dubai. No entanto, ainda não retomou as operações em São Francisco. Ainda está sob investigação pelo incidente de outubro lá.

Colocar o Origin em espera não foi uma decisão tomada levianamente pela GM e pela Cruise. No relatório de resultados do segundo trimestre da GM, a montadora observou que incorreu em cerca de US$ 583 milhões em custos de reestruturação da Cruise. Ela disse que isso resultou “da Cruise voluntariamente pausando suas operações de veículos autônomos, supervisionados e manuais nos EUA e do adiamento indefinido do Cruise Origin”.

Por outro lado, retomar o trabalho no Bolt (que presumivelmente usará a tecnologia de bateria Ultium da GM na próxima vez) pode ser um impulso para o resultado final da GM. A partir de 2023, o Bolt EV e EUV representaram a maioria das vendas de veículos elétricos da GM. A empresa planejava produzir cerca de 70.000 deles no ano passado antes de interromper a produção.

Redação Confraria Tech

Referências:
Matéria Original


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format