O Google está adotando uma abordagem diferente com o Gemini 2.0. Em vez de começar a prévia pelo modelo mais avançado, o Gemini 2.0 Pro, a gigante da busca optou por lançar inicialmente o Gemini 2.0 Flash. A partir de agora, esse modelo mais eficiente e acessível está disponível para todos os usuários do Gemini. Para experimentar, basta habilitar o Gemini 2.0 no menu suspenso do cliente web, com a versão para o aplicativo móvel chegando em breve.
O foco principal do Google agora é integrar as capacidades do Gemini 2.0 ao seu mecanismo de busca, começando pelas AI Overviews. Segundo a empresa, esse novo modelo permitirá que a funcionalidade responda a perguntas mais complexas, incluindo problemas de matemática e programação que exigem várias etapas. Além disso, após uma ampla expansão em outubro, o Google planeja disponibilizar as AI Overviews em mais idiomas e países.
O Gemini 2.0 já está impulsionando melhorias em algumas das aplicações mais inovadoras de IA do Google, como o Projeto Astra, um agente de IA multimodal que foi apresentado na I/O 2024. Com o novo modelo, a versão mais recente do Astra pode conversar em vários idiomas e até alternar entre eles de forma dinâmica. Ele também tem a capacidade de “lembrar” informações por mais tempo, oferece melhor latência e pode acessar ferramentas como Google Lens e Maps.
Em termos de desempenho, o Gemini 2.0 Flash supera significativamente seu antecessor. Por exemplo, ele obteve uma pontuação de 63% no HiddenMath, um teste que avalia a capacidade de modelos de IA em resolver problemas matemáticos de nível competitivo. Em comparação, o Gemini 1.5 Flash alcançou apenas 47,2% nesse mesmo teste. O mais interessante é que a versão experimental do Gemini 2.0 supera o Gemini 1.5 Pro em várias áreas; de acordo com dados compartilhados pelo Google, as únicas áreas em que ele fica atrás são na compreensão de longos contextos e na tradução automática de fala.
Por isso, o Google decidiu manter o modelo mais antigo por mais algum tempo. Junto com o anúncio do Gemini 2.0, a empresa também lançou o Deep Research, uma nova ferramenta que utiliza as capacidades de longo contexto do Gemini 1.5 Pro para elaborar relatórios abrangentes sobre assuntos complexos.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Gemini 2.0 is Google’s most capable AI model yet and available to preview today
0 Comments