O New York Times relatou a sentença de Ellison por seu papel nos US$ 8 bilhões em fraudes cometidas pela exchange de criptomoedas FTX, que levaram Bankman-Fried à prisão federal por 25 anos em março. Ellison também terá que cumprir três anos de liberdade condicional após o término de sua sentença de prisão.
Ellison se declarou culpada no final de 2022 de sete acusações de fraude, no momento em que Bankman-Fried estava sendo extraditado para os EUA das Bahamas. O Diretor de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Sanjay Wadhwa, afirmou após a confissão de Ellison que ela e Wang “foram participantes ativos de um esquema para ocultar informações relevantes dos investidores da FTX”.
Ellison também foi ex-CEO da empresa irmã da FTX, Alameda Research. Os promotores afirmaram que ela desviou fundos dos clientes da FTX para os registros da Alameda para ocultar os riscos de seus clientes. Ellison testemunhou contra Bankman-Fried, tornando-se uma testemunha-chave em seu julgamento por fraude criminal.
Os promotores também conseguiram revogar a prisão domiciliar e a fiança de Bankman-Fried quando um juiz determinou que o fundador da FTX tentou obstruir o testemunho de Ellison no ano passado. Bankman-Fried tentou contatar o advogado geral da FTX por meio do Signal e e-mail em 2023 para influenciar o testemunho de Ellison, identificada apenas como “Testemunha-1”.
Nove meses depois, Bankman-Fried mostrou a um repórter do New York Times escritos pessoais de Ellison que os promotores disseram ser uma tentativa de prejudicar sua reputação, especialmente entre os jurados em potencial. O juiz concordou que ambos os casos justificavam a prisão de Bankman-Fried enquanto aguardava julgamento. Atualmente, Bankman-Fried cumpre sua sentença de 25 anos em uma prisão federal em Brooklyn, aguardando recurso de sua condenação.
Antes de sua sentença, Ellison emitiu uma declaração pedindo desculpas por seus crimes às pessoas que ela e sua antiga empresa defraudaram. Os promotores não recomendaram uma sentença e caracterizaram sua cooperação com os investigadores como “exemplar” em um memorando ao juiz.
“Não passa um dia sem que eu não pense nas pessoas que machuquei”, disse Ellison em tribunal. “Estou profundamente envergonhada pelo que fiz.”
Redação Confraria Tech.
Referências:
FTX advisor and Alameda CEO Caroline Ellison gets two years in prison