
Samuel Levine, diretor do Escritório de Proteção ao Consumidor da FTC, destacou que essa nova regra permitirá à agência responsabilizar esses negócios fraudulentos e buscar a restituição de dinheiro para as vítimas. Ele também enfatizou que a comissão não ficará parada enquanto consumidores mais velhos continuam a relatar fraudes relacionadas a suporte técnico como uma das principais causas de perdas financeiras. Essa mudança é especialmente relevante para proteger pessoas com 60 anos ou mais, que, segundo a FTC, relataram perdas de impressionantes 175 milhões de dólares em 2023 e têm cinco vezes mais chances de cair nesses golpes do que consumidores mais jovens.
Os golpes de suporte técnico costumam enganar as vítimas potenciais, levando-as a ligar para os golpistas por meio de e-mails enganosos ou alertas pop-up que afirmam que seus computadores foram infectados por malware. Os golpistas, então, solicitam que as vítimas paguem por seus supostos serviços por meio de transferências bancárias, cartões-presente ou até mesmo criptomoedas, métodos que são difíceis de rastrear e reverter. Esse problema já é antigo nos EUA — em 2014, a agência desmantelou duas grandes operações de telemarketing na Flórida que enganaram vítimas em um total de 120 milhões de dólares — mas a situação tem se agravado ao longo do tempo. Em 2023, as perdas relatadas pelas vítimas foram 10% superiores às de 2022, totalizando 175 milhões de dólares.
Vale lembrar que a Regra de Vendas por Telemarketing já passou por várias atualizações desde o ano 2000. A primeira emenda, em 2003, resultou na criação do Registro Nacional “Não me Perturbe” para telemarketing, e outras alterações foram feitas para abranger chamadas de telemarketing pré-gravadas e serviços de cobrança de dívidas.
Com essas novas medidas, a FTC busca não apenas coibir os golpistas, mas também oferecer um suporte mais robusto aos consumidores, especialmente os mais vulneráveis. Essa é uma vitória importante na luta contra fraudes e um lembrete de que a proteção ao consumidor deve sempre estar em primeiro lugar.
Redação Confraria Tech.
Referências:
FTC expands rules to hold tech support scammers accountable