As atualizações incluem uma nova seção “local” no aplicativo do Facebook que visa apresentar informações relevantes para a sua comunidade local, um foco renovado em eventos planejados no serviço e um novo recurso “Comunidades” para o Messenger. As mudanças, segundo a Meta, ajudarão os jovens adultos a “explorar seus interesses e se conectar com o mundo além de seus amigos próximos”.
Enfatizar eventos não é uma estratégia totalmente nova para a empresa. Ela lançou um aplicativo de eventos independente em 2016 e depois o renomeou um ano depois para se concentrar em negócios e acontecimentos “locais”. Silenciosamente, encerrou o aplicativo em 2021.
Desta vez, a Meta está adotando uma abordagem ligeiramente diferente. A nova seção “local” apresentará listagens do Marketplace, Reels e postagens de grupos do Facebook juntamente com listagens de eventos de sua comunidade. As notícias locais, que a Meta também já havia impulsionado anteriormente, estão notablemente ausentes do anúncio da Meta.
Além da aba local, a empresa também está tentando tornar os eventos mais proeminentes no Facebook. Agora, o Facebook fornecerá recomendações de eventos personalizadas na forma de um resumo semanal e de fim de semana que será enviado aos usuários por meio de notificações no aplicativo. A empresa também está alterando a forma como os convites para eventos do Facebook funcionam para que os usuários possam enviar convites para suas conexões no Instagram e via SMS e e-mail.
Os grupos no Facebook, que a Meta afirmou serem um dos recursos mais utilizados por jovens adultos, também estão recebendo atenção nesta atualização. A Meta está experimentando com um “IA de Grupo personalizável” que permite aos administradores criar um bot que pode conversar com os membros para responder perguntas com base em postagens compartilhadas no grupo. Em outras partes do aplicativo, a Meta está começando a testar uma seção Explore semelhante ao Instagram e um espaço dedicado para Reels dentro do Facebook.
No Messenger, a Meta está adicionando um novo recurso “Comunidades”, um conceito que anteriormente introduziu no WhatsApp. Comunidades permitem que grupos “pequenos a médios” organizem suas conversas e interajam de forma mais semelhante a um grupo do Facebook. Os membros podem criar chats baseados em tópicos e há ferramentas de moderação e administração integradas para controlar quem pode participar.
As mudanças fazem parte de um esforço mais amplo da Meta para trazer os jovens de volta ao seu aplicativo com recursos adaptados à forma como eles usam as redes sociais. “O Facebook ainda é para todos, mas para construir para a próxima geração de consumidores de redes sociais, fizemos mudanças significativas com os jovens adultos em mente”, escreveu Tom Alison, chefe do aplicativo do Facebook, em maio.
No entanto, não está claro se os esforços mais recentes da Meta serão bem-sucedidos. A empresa afirma que há mais de 40 milhões de jovens adultos no Facebook nos EUA e Canadá, um número que é “o mais alto em mais de 3 anos”. Mas isso ainda é uma porcentagem relativamente pequena de seus usuários totais na região e uma fatia ainda menor de seus usuários no geral.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Facebook is pushing ‘local’ content and events to try to win back young adults