O principal objetivo dessa ação é identificar rebanhos específicos onde o vírus possa estar circulando. Com isso, o USDA poderá utilizar seus poderes existentes para rastrear contatos e restringir o movimento de gado, buscando, assim, eliminar o vírus dos rebanhos nos Estados Unidos.
É importante destacar que, até o momento, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) identificaram 58 casos de infecção humana pelo vírus H5N1, sendo mais da metade desses casos registrados na Califórnia. A maioria das infecções ocorreu devido ao contato com a agricultura, seja com gado (35 casos) ou aves (21 casos). O material genético do vírus já foi encontrado no suprimento de leite, e embora a pasteurização deva eliminar qualquer vírus infeccioso intacto, o leite cru não passa por esse processo. Isso gerou preocupações, já que houve pelo menos um recall quando o vírus foi detectado no leite cru. Além disso, é sabido que o vírus pode se espalhar para outras espécies caso elas consumam leite de vacas infectadas.
Diante desse cenário, a vigilância e os testes se tornam essenciais para garantir a segurança alimentar e proteger tanto a saúde animal quanto a saúde pública. A luta contra o H5N1 é um lembrete de que a interconexão entre a agricultura e a saúde humana deve ser sempre considerada, e que medidas proativas são fundamentais para evitar a propagação de doenças.
Redação Confraria Tech.
Referências:
US to start nationwide testing for H5N1 flu virus in milk supply
0 Comments