Estudo: Jogar Dungeons & Dragons ajuda jogadores autistas em interações sociais.


0

Desde a sua introdução na década de 1970, Dungeons & Dragons se tornou um dos jogos de interpretação de personagens de mesa (TRPGs) mais influentes na cultura popular, sendo destaque em produções como Stranger Things, por exemplo, e originando um filme de grande sucesso lançado no ano passado. Ao longo da última década, pesquisadores têm direcionado seu foco para compreender de que forma o D&D e outros TRPGs podem auxiliar pessoas com autismo a estabelecer conexões sociais saudáveis, em parte devido ao ambiente de jogo que oferece regras claras em torno das interações sociais. Segundo os autores de um novo artigo publicado na revista Autism, o D&D ajudou a aumentar a confiança de jogadores com autismo, proporcionando-lhes um forte sentimento de afinidade e pertencimento, entre outros benefícios.

“Existem muitos mitos e concepções errôneas sobre o autismo, sendo um dos maiores sugerindo que aqueles que o possuem não têm motivação social, ou não possuem imaginação”, afirmou o coautor Gray Atherton, psicólogo na Universidade de Plymouth. “Dungeons & Dragons vai contra tudo isso, centrando-se no trabalho em equipe, tudo isso ocorrendo em um ambiente completamente imaginário. Aqueles que participaram de nosso estudo viram o jogo como um sopro de ar fresco, uma chance de assumir uma persona diferente e compartilhar experiências fora de uma realidade frequentemente desafiadora. Esse senso de escapismo os fez sentir incrivelmente confortáveis, e muitos deles afirmaram estar tentando aplicar aspectos disso em suas vidas diárias.”

Pesquisas anteriores demonstraram que pessoas com autismo têm mais probabilidade de se sentirem solitárias, possuem redes sociais menores e frequentemente experimentam ansiedade em ambientes sociais. Seu desejo por conexão social leva muitos a “mascarar” seus traços neurodivergentes em público com medo de serem rejeitados devido a erros sociais. “Acredito que toda pessoa autista teve múltiplas instâncias de rejeição social e perda de relacionamentos”, disse um dos participantes do estudo quando Atherton et al. os entrevistaram sobre suas experiências. “Você fez algo errado. Você não sabe o que é. Eles não te dizem, e você descobre quando foi simplesmente, sabe, deixado de lado nos relacionamentos, excluído… É traumático.”

Redação Confraria Tech

Referências:
Study: Playing Dungeons & Dragons helps autistic players in social interactions


Like it? Share with your friends!

0
admin