Estudo: Gatos com pequenos chapéus de crochê ajudam a entender a dor crônica em felinos.


0

Quando você passa mais tempo recolocando os eletrodos do que efetivamente gravando os EEGs, é preciso ser criativo. Nossos senhores felinos não são conhecidos por obedecer comandos de meros humanos, o que dificulta o estudo de seus comportamentos em ambientes controlados. Assim, um certo grau de engenhosidade é necessário para obter resultados utilizáveis, como crochê de adoráveis chapéus para gatinhos participantes de experimentos de eletroencefalograma (EEG). Foi isso que pesquisadores da Universidade de Montreal, no Quebec, Canadá, fizeram para aprender mais sobre avaliação de dor crônica em gatos – e conseguiram. De acordo com seu recente artigo publicado no Journal of Neuroscience Methods, é a primeira vez que cientistas registraram a atividade elétrica nos cérebros de gatos conscientes.

Segundo os autores, um quarto dos gatos adultos sofrem de osteoartrite e dor crônica que piora com a idade. Atualmente, existem poucas opções de tratamento, nomeadamente, anti-inflamatórios não esteroides, que podem ter efeitos colaterais significativos para os gatos. Um anticorpo monoclonal injetável adaptado para gatos foi desenvolvido recentemente para neutralizar o crescimento excessivo de nervos, mas outras opções de tratamento alternativas, como suplementos e medicina regenerativa, ainda não foram testadas. Também não foi testada a eficácia de certos cheiros ou iluminação na alteração da percepção da dor em felinos.

Esse era o objetivo principal da equipe de Montreal para seus experimentos. Inicialmente, eles tentaram colocar eletrodos nas cabeças de 11 gatos adultos com osteoartrite acordados, mas os gatos continuavam sacudindo os eletrodos.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Study: Cats in little crocheted hats shed light on feline chronic pain


Like it? Share with your friends!

0
admin