Estudar a pele do grande tubarão branco poderia ajudar a reduzir o arrasto em aeronaves.


0

O tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é um caçador ágil e poderoso, capaz de atingir velocidades de até 6,7 m/s ao saltar, embora prefira nadar em velocidades mais lentas durante a migração e enquanto espera pela presa. Uma equipe de pesquisadores japoneses estudou a estrutura da pele do tubarão-branco para aprender mais sobre como essas criaturas se adaptam tão bem a uma ampla gama de velocidades. Suas descobertas poderiam levar a aeronaves e barcos mais eficientes, com redução significativa do arrasto, de acordo com um artigo recente publicado no Journal of the Royal Society Interface.

Como já foi relatado, qualquer pessoa que tenha tocado em um tubarão sabe que a pele parece lisa se você acariciar do nariz à cauda. Inverta a direção, no entanto, e ela parece áspera como lixa. Isso se deve a pequenas escamas translúcidas, com cerca de 0,2 milímetros de tamanho, chamadas “denticles” (porque se assemelham fortemente a dentes) por todo o corpo do tubarão, especialmente concentradas nas laterais e nadadeiras do animal. É como uma armadura para os tubarões e também serve como meio de reduzir o arrasto na água durante a natação.

O arrasto de pressão é o resultado da separação do fluxo ao redor de um objeto, como uma aeronave ou o corpo de um tubarão-mako enquanto se move pela água; a magnitude do arrasto de pressão é determinada pela forma do objeto. É o que acontece quando o fluxo de fluido se separa da superfície de um objeto, formando redemoinhos e vórtices que impedem o movimento do objeto. Como o corpo do tubarão está constantemente ondulando enquanto nada, ele precisa de algo para ajudar a manter o fluxo preso ao redor do corpo para reduzir esse arrasto. Os denticles servem a esse propósito.

Redação Confraria Tech

Referências:
Studying the skin of the great white shark could help reduce drag in aircraft


Like it? Share with your friends!

0
admin