Embora isso fosse possível com uma variedade de câmeras, AnhPhu Nguyen e Caine Ardayfio optaram por usar os óculos inteligentes da Meta, uma vez que “eles se parecem quase indistinguíveis de óculos comuns” e possuem uma câmera embutida. Um vídeo de demonstração mostra os estudantes usando os óculos para rapidamente obter informações sobre pessoas que conhecem em público. Nguyen e Ardayfio abordam pessoas que parecem ser estranhas pelo nome, discutem seu trabalho e mencionam um local onde podem ter se encontrado no passado, com base nas informações obtidas através do sistema de reconhecimento facial.
Estamos prontos para um mundo onde nossos dados são expostos num piscar de olhos? @CaineArdayfio e eu oferecemos uma resposta para se proteger aqui.
No vídeo, é explicado que os estudantes transmitem vídeo dos óculos para o Instagram. A transmissão é monitorada por um programa de computador. Quando a inteligência artificial detecta o rosto de alguém, o sistema I-XRAY deles busca mais fotos dessa pessoa na web, juntamente com informações públicas sobre ela. O programa então alimenta esses detalhes para um aplicativo móvel que Nguyen e Ardayfio criaram. Esse processo pode levar apenas alguns minutos para ser concluído.
Os estudantes disseram à 404 Media que desenvolveram o I-XRAY para conscientizar as pessoas sobre o que é possível com essa tecnologia e que não divulgarão o código que usaram. Nguyen afirmou que, enquanto algumas pessoas a quem mostraram a tecnologia sugeriram que poderiam usá-la para fazer contatos ou pregar peças em amigos, outras apontaram sérias preocupações com a segurança. “Algum cara poderia simplesmente encontrar o endereço de casa de alguma garota no trem e segui-la até em casa”, observou Nguyen.
Num documento do Google que explica parte da tecnologia por trás de seu sistema, Nguyen e Ardayfio fornecem recursos detalhando como remover suas informações dos serviços que utilizaram para o I-XRAY. Aqueles preocupados com sua privacidade também podem considerar o uso de serviços de remoção de informações pessoais como DeleteMe ou Incogni.
Esse tipo de tecnologia não é algo novo em si — a 404 Media aponta que Meta e Google têm a capacidade de aplicar o reconhecimento facial a uma transmissão de câmera há anos, mas não a divulgaram publicamente. No entanto, a capacidade de usá-la em óculos inteligentes prontos para uso que parecem relativamente inofensivos (exceto por uma luz que fica acesa quando a câmera está gravando) pode causar preocupações.
Ao ser questionada para comentar, a Meta encaminhou o Engadget para esta seção de seus termos de serviço referente ao Facebook View, um aplicativo complementar para os óculos inteligentes:
Sua responsabilidade pelo uso do Facebook View. Você é responsável por cumprir todas as leis aplicáveis ao usar o Facebook View e por fornecer qualquer aviso ou obter qualquer consentimento, conforme exigido pelas leis de gravação de vídeo, gravação de áudio, dados biométricos ou outras leis de privacidade, proteção de dados ou outras leis aplicáveis, de outras pessoas que utilizem seu Facebook View ou interajam com você enquanto estiver usando o Facebook View. Você também é responsável por usar o Facebook View de maneira segura, legal e respeitosa. Você não pode adulterar os Óculos, nem obscurecer ou modificar de outra forma quaisquer características nos Óculos que sinalizem para os outros que os Óculos estão gravando (incluindo a luz LED externa).
O Facebook View destina-se exclusivamente ao uso pessoal ou doméstico. Você só pode usar o Facebook View para fins pessoais não comerciais, sujeito aos Termos e a quaisquer outros termos disponibilizados por nós relacionados ao Facebook View. Exceto na medida em que tal restrição seja proibida pela lei aplicável, você não poderá desmontar, descompilar, fazer engenharia reversa, descriptografar ou tentar derivar qualquer código ou extrair software do Facebook View. Exceto na medida expressamente permitida por nós, você não preparará obras derivadas com base em, distribuirá, licenciará, venderá, alugará, transferirá, exibirá publicamente, executará publicamente, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá, transmitirá transmite, transmite, transmite, transmite, transmite, transmite, transmite ou explora de outra forma o Facebook View ou qualquer software, conteúdo ou serviços disponibilizados no ou através do Facebook View.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Students used Meta’s smart glasses to automatically dox strangers via Instagram streams