Elon Musk arrasta a OpenAI para o tribunal federal


0

Elon Musk entrou com outra ação judicial contra a OpenAI e o CEO da empresa, Sam Altman, dois meses após retirar uma ação anterior. Musk alega novamente que a OpenAI violou seus compromissos iniciais ao priorizar interesses comerciais em detrimento do bem público.

Desta vez, no entanto, a ação foi movida em um tribunal federal, em vez de um tribunal estadual. Isso porque a nova ação alega que a OpenAI violou as leis federais de extorsão ao conspirar para fraudar Musk, de acordo com seu advogado, Marc Toberoff. “A ação anterior não tinha força – e eu não acredito na fada dos dentes”, disse Toberoff ao The New York Times. “Esta é uma ação muito mais incisiva.”

A última ação alega que Altman e o co-fundador da OpenAI, Greg Brockman, enganaram conscientemente Musk quando o trio (e outros) formou a empresa. Alega-se que Altman e Brockman voltaram atrás em sua promessa de disponibilizar a tecnologia da OpenAI como open source, em vez disso concedendo à Microsoft uma licença exclusiva para ela. A Microsoft investiu bilhões de dólares na subsidiária com fins lucrativos da OpenAI e detém uma participação de 49% (a FTC estaria investigando essas transações comerciais).

Além disso, Musk pediu ao tribunal para determinar se a OpenAI alcançou a inteligência artificial geral (AGI), uma forma de IA equivalente a um cérebro humano. Altman disse em janeiro que a AGI poderia ser desenvolvida em um “futuro razoavelmente próximo”.

Conforme a ação, o contrato da Microsoft com a OpenAI estipula que, uma vez que esta última tenha alcançado a AGI, não poderá mais usar a tecnologia da empresa. Se a OpenAI tiver alcançado a AGI aos olhos do tribunal, então seu pacto com a Microsoft deveria ser declarado nulo e sem efeito, de acordo com a petição.

Musk entrou com a ação original em fevereiro. Ele a retirou em junho, um dia antes de um juiz se preparar para decidir sobre o pedido da OpenAI para rejeitá-la, mas não forneceu um motivo para fazê-lo.

Em resposta à ação original, que alegou ser “incoerente”, a OpenAI disse que visava servir ao bem público criando a AGI. Alegou que precisava de muito mais recursos do que inicialmente pensava para fazê-lo. A empresa acrescentou que ela (e Musk) concordaram que um braço com fins lucrativos era necessário para acumular recursos suficientes. No entanto, as partes discordaram sobre como proceder, de acordo com a OpenAI. A empresa disse que Musk queria controle total ou que a OpenAI se fundisse com a Tesla. Musk acabou deixando a OpenAI e eventualmente fundou sua própria empresa de IA, a xAI.

Redação Confraria Tech

Referências:
Elon Musk drags OpenAI into federal court


Like it? Share with your friends!

0
admin