
O VPIA fornece liderança intelectual, orientação e supervisão das políticas e engajamentos internacionais do MIT. Nesse papel, Boning conduzirá revisões estratégicas do portfólio de atividades internacionais, aconselhará a administração sobre prioridades estratégicas globais e trabalhará com líderes de unidades acadêmicas e pesquisadores para desenvolver novos programas e projetos globais importantes. Boning também ajudará a coordenar revisões de faculdade e administrativas de certos projetos internacionais para identificar e gerenciar riscos de segurança nacional dos EUA, direitos humanos, econômicos e outros.
“Duane tem um registro excepcional de realizações e fornecerá a liderança prospectiva e colaborativa necessária para orientar os engajamentos e políticas internacionais do Instituto”, diz a vice-reitora Cynthia Barnhart. “Estou emocionada em recebê-lo nesse papel.”
As ligações de Boning com o MIT são longas e duradouras, tendo recebido seus diplomas de SB, SM e PhD em EECS no Instituto, em 1984, 1986 e 1991, respectivamente. Sua permanência inclui várias posições de liderança no campus, incluindo como chefe associado do departamento de EECS de 2004 a 2011 e vice-presidente associado do corpo docente de 2019 a 2021. Ele é o diretor associado de computação e CAD para os Laboratórios de Tecnologia de Microsistemas, onde lidera o Grupo de Metrologia Estatística do MTL.
Em 2016, Boning tornou-se co-diretor de faculdade de engenharia do programa MIT Leaders for Global Operations (LGO). Com o co-diretor da faculdade do LGO Sloan, Retsef Levi, Boning liderou a formação do Machine Intelligence for Manufacturing & Operations (MIMO) do MIT, que estende as atividades do LGO em inteligência artificial por meio de projetos adicionais de pesquisa industrial, seminários e workshops.
Suas experiências como pesquisador e educador o ajudaram a apreciar os benefícios dos esforços de colaboração internacional do MIT, diz Boning. “Assumir o papel de VPIA é sobre eu querer continuar e ampliar essa apreciação no futuro, onde acho que será ainda mais importante para o MIT permanecer e se engajar no mundo.”
Entre seus papéis anteriores de liderança em colaborações internacionais, Boning atuou como diretor de faculdade do Programa Cooperativo MIT/Masdar Institute de 2011 a 2018 e diretor/líder de faculdade da Iniciativa Skoltech do MIT de 2011 a 2013.
Boning diz que o escritório do VPIA pode agir como um motor e iniciador do engajamento internacional, mas ele espera ser um “facilitador ou convocador, um ponto de coalescência para descobrir onde estão as oportunidades internacionais e levar as pessoas até elas.”
“Encontrar maneiras de apoiar as prioridades institucionais mais elevadas do MIT por meio de atividades internacionais será importante”, acrescenta, citando como exemplo dessas prioridades o Projeto Clima no MIT lançado pela Presidente Sally Kornbluth em 2023. “Vamos descobrir como nossos componentes internacionais podem contribuir melhor para isso e para outras iniciativas.”
Lester assumirá o cargo de vice-presidente interino de clima (VPC), reportando-se a Kornbluth, enquanto a busca por um VPC permanente continua. Lester espera concluir seu papel temporário e retornar às suas atividades de pesquisa no MIT no final do ano civil.
Experiências formativas
A participação de Boning no Cambridge-MIT Institute foi uma de suas primeiras experiências em pesquisa e educação internacional. “Foi revelador, ver, ‘oh, quer dizer que eles não têm conjuntos de problemas semanais aqui?'” brinca ele. “Mostrou-me abordagens muito diferentes para a educação que também podem funcionar, e como posso tentar algumas dessas ideias no meu próprio contexto.”
Ele relembra a experiência em Cambridge e o trabalho posterior em pesquisa de manufatura com a Singapore-MIT Alliance for Research and Technology “com carinho no coração”, diz ele. “Isso me permitiu ver como as atividades internacionais podem beneficiar minha própria pesquisa e a pesquisa de meus colegas ao meu redor.”
Sua liderança em programas maiores, como o LGO e o programa MIT/Masdar, ensinou-lhe a importância de criar e recrutar para as colaborações internacionais do MIT, “encontrando maneiras apropriadas de se conectar com as paixões do corpo docente do MIT”, diz Boning.
Boning diz que também se baseará em suas experiências em governança departamental e de nível de faculdade para orientá-lo em seu novo papel. “Reconheço o quão abrangente é o MIT e o quão difundidas são as diferentes práticas e culturas nas diferentes escolas, departamentos e programas em todo o MIT”, explica. “Isso me deu uma apreciação mais ampla do corpo docente, funcionários, administração — todos em todos os cantos do Instituto e como contribuem para a missão do MIT.”
Metas futuras
Barnhart elogiou Lester, o VPIA em saída, dizendo que “o corpo de trabalho de Richard como vice-reitor para atividades internacionais é impressionante e impactante. Ele aplicou suas habilidades de liderança louváveis, intelecto aguçado e visão ampla para transformar as maneiras como o MIT se envolve e colabora com parceiros em todo o mundo.”
Ela observou que Lester expandiu o alcance das missões de pesquisa e educação do MIT por meio de inúmeras colaborações internacionais, especialmente na África e na Ásia. Como organizador e co-presidente do Grupo de Estratégia da China do MIT, Lester liderou a preparação e implementação de um influente relatório de novembro de 2022 sobre como o MIT deveria abordar suas interações e colaborações com a China.
Boning cita o relatório da China como um excelente exemplo de como o VPIA pode identificar melhores práticas e enfrentar de frente os valores e complexidades da colaboração internacional. “Temos que estar à altura da reputação da missão do MIT no desenvolvimento intelectual e liberdade, ao mesmo tempo em que reconhecemos que existem riscos que precisam ser gerenciados e escolhas que precisam ser feitas”, diz ele.
O campo de especialização de Boning — manufatura e design de semicondutores e fotônica — tornou-se um tópico de intenso interesse e atenção nos círculos de inovação e econômicos, e ele pretende permanecer totalmente engajado na pesquisa como resultado. Como VPIA, ele pode ter que se afastar de parte de seu ensino, no entanto, “e essa é a parte que mais sentirei falta. Vou sentir falta de qualquer semestre em que não estiver na sala de aula com os alunos”, diz ele.
“Mas estou curioso sobre o que o futuro vai trazer — inúmeras novas oportunidades, novas tecnologias, IA — e como o MIT pode facilitar da melhor forma a aplicação sábia dessas para os problemas do mundo”, acrescenta Boning. “Estou ansioso por muitas conversas com colegas do corpo docente e toda a comunidade sobre o que o MIT pode estar fazendo, o que devemos estar fazendo e como podemos fazer melhor para apoiar a missão do MIT por meio de atividades internacionais.”
Redação Confraria Tech
Referências:
Duane Boning named vice provost for international activities