Porém, o Neo não é um brinquedo (ou Snap Pixy). Possui uma série de recursos poderosos, como ActiveTrack, Quick Shots, suporte para controle FPV, controle via smartphone e a capacidade de gravar com o DJI Mic 2.
As especificações de vídeo parecem promissoras, mas nem tudo é perfeito; ele carece de detecção de obstáculos e utiliza hélices pequenas que provavelmente produzem ruído. Não pude examiná-lo completamente pois alguns recursos estavam ausentes, mas fiquei surpreso com o que a DJI conseguiu fazer com um drone pequeno e barato.
O Neo é o drone mais leve da DJI, com apenas 135 gramas, e é quase pequeno o suficiente para caber no bolso. Também apresenta uma novidade nos drones da empresa: um segundo botão próximo ao gimbal da câmera que permite escolher entre diferentes modos “Smart Shot” (Quick Shots em outros drones DJI), como Follow e Dronie.
Vem com protetores de hélice removíveis que proporcionam proteção para uso interno e ao redor de pessoas. Tenha cuidado ao voar, no entanto, pois não possui desvio de obstáculos, exceto pela IA da câmera principal e um sensor de pouso IR voltado para baixo.
O gimbal da câmera pode inclinar até 60 graus para cima e 90 para baixo, embora não vire para vídeo vertical. O sensor de 12 megapixels e meio polegada possui uma lente grande angular ultra-wide de 13mm com abertura f/2.8, boas especificações para um drone nessa faixa de preço.
A bateria de íon de lítio de 1.435mAh do Neo é incrivelmente leve e suporta até 17 minutos de voo, ou cerca de 13 a 14 minutos na prática. O tamanho pequeno significa que elas carregam rapidamente, mas a maioria dos usuários vai querer as duas células extras e um carregador incluído no kit Combo do Neo.
Para carregar as baterias e transferir imagens, há uma porta USB-C na parte traseira. Não há slot para cartão microSD, já que o Neo depende de 22GB de armazenamento interno, que comporta cerca de 40 minutos de vídeo 4K a 30p.
Apesar de pequeno, o Neo oferece recursos que você esperaria em um drone de alta qualidade. Para torná-lo menos intimidador para iniciantes, o Neo pode ser lançado simplesmente colocando-o na mão e pressionando o botão de modo. Em seguida, ele automaticamente gravará vídeo enquanto executa um dos seis smart shots pré-programados: Follow, Dronie, Circle, Rocket, Spotlight e Direction Track. Para pousar o drone, basta colocar a mão embaixo dele.
As configurações podem ser ajustadas com o novo aplicativo DJI Fly, que agora funciona sem um controle e se conecta ao drone via Wi-Fi. Para os modos inteligentes, é possível alterar coisas como distância e altura de seguimento, raio e trajeto do dronie, raio de círculo e mais. Também é possível ajustar a resolução de vídeo e foto.
O Neo é o primeiro modelo da DJI que permite o uso do controle por voz para lançar o drone e executar Smart Shots e outras ações. Esse recurso não estava disponível no software beta que testei, mas a DJI disse que estará disponível quando o drone for lançado hoje.
Se desejar pilotar o drone você mesmo sem comprar um controle, agora é possível. O modo manual exibe controles de tela sensível ao toque para todos os movimentos do drone, juntamente com modos de câmera/vídeo e um interruptor de retorno para casa (RTH).
A pilotagem por tela sensível ao toque funcionou surpreendentemente bem, permitindo-me voar o Neo com precisão. Ao ar livre, com uma trava GPS, o drone é bastante estável, mas pode se mover e ficar um pouco difícil de controlar em ambientes internos.
Para mais precisão, o Neo também suporta vários controladores da DJI, incluindo o modelo RC N3 que vem no kit Combo. No entanto, também é possível usar o Neo como um drone FPV, conectando-o ao RC Motion 3 e aos óculos DJI 3.
O modo de controle oferece os mesmos recursos que você encontrará em drones como o Mini 4 Pro, com modos de cinema, normal e esporte, vídeo manual e automático, características de quick shot e mais. Usá-lo com os óculos FPV e o controle oferece a mesma experiência que o Avata 2, incluindo acrobacias com um só toque – embora com uma grande queda de desempenho, é claro.
Steve Dent para Engadget
E o Neo se sai surpreendentemente bem. A velocidade horizontal máxima no modo esporte é de 18 mph, ou 36 mph no modo manual – bastante rápido para um drone tão pequeno. No entanto, o modo manual só está disponível ao usar o Controlador FPV 3 e não estava ativado durante meus testes.
O Neo pode resistir a ventos de até 18 mph, em comparação com 24 mph para o Mini 4 Pro. Realisticamente, no entanto, é apenas eficaz em ventos leves de até 10 mph.
Ele também é ágil e preciso, especialmente com o controle opcional. Isso o torna ideal para eventos, pois é muito seguro ao redor de pessoas e pequeno o suficiente para caber em espaços apertados. No entanto, é muito barulhento, com um som parecido com o de um enxame de abelhas irritadas. “Esse barulho das hélices é um crime,” como disse meu colega Aaron Souppouris.
Steve Dent para Engadget
O Neo também funciona incrivelmente bem como um drone FPV, especialmente considerando o preço de $200, que reduz o medo de colisões. Claro, não é tão rápido quanto o Avata 2, mas é incrivelmente divertido ao usar o controle remoto RC Motion 3.
ActiveTrack, Spotlight e Point of Interest (POI) funcionam da mesma forma que em outros drones da DJI para rastrear assuntos tenazmente. Outro modo, Direction Track, permite fazer vlogs caminhando e conversando, com o drone mantendo seu rosto na tela. No entanto, não há sensor traseiro de obstáculos, então é preciso ter cuidado ao usá-lo.
Quando o Neo está sob controle de Wi-Fi do smartphone, não o deixe se afastar muito pois o alcance máximo é de apenas 165 pés. Com um controlador e a transmissão O4 da DJI, no entanto, ele possui um alcance de linha de visão de 6,2 milhas nos EUA ou cerca de 3,7 milhas na Europa. Isso é impressionante dada o tamanho, mas seria mais corajoso que eu permitiria que ele se afastasse tanto.
O Neo suporta vídeo de até 4K a 30p e 1080p a até 60 fps, sem D-LogM como no Mini 4 Pro. Também é possível capturar fotos de 12 megapixels para Instagram, Facebook, etc. A qualidade do vídeo não é tão boa quanto a do DJI Mini 4 Pro, mas está acima do que se esperaria para algo nessa faixa de preço em termos de nitidez e precisão de cor. Com o sensor pequeno, a capacidade em baixa iluminação não é ótima.
A estabilização é excelente graças aos sistemas RockSteady e HorizonBalancing da DJI. Eles oferecem estabilidade semelhante a uma câmera de ação, corrigindo inclinação de até 45 graus. Novamente, fiquei impressionado com a suavidade das imagens mesmo em uma brisa forte.
Por fim, é possível gravar áudio via microfone do seu smartphone apenas tocando no botão de gravação de áudio do aplicativo DJI Fly. E é possível aumentar consideravelmente a qualidade usando o DJI Mic 2, conectando-o ao seu telefone via Bluetooth. Embora o drone seja extremamente barulhento, o aplicativo da DJI consegue remover quase todo o ruído, deixando sua voz surpreendentemente clara e legível com alguma distorção.
O Neo da DJI é um drone leve incrivelmente capaz que será atraente para um grande número de usuários em potencial. Por exemplo, meu amigo piloto de drone e fotógrafo (um provável comprador) achou que seria ideal como um drone dos bastidores, pois pode gravar vídeos de boa qualidade ao redor de pessoas sem risco de lesões.
Também é ótimo para vlogueiros, criadores de conteúdo e usuários recreativos com orçamento limitado. Ele executa automaticamente cenas legais e a qualidade da imagem está no nível de um smartphone, o que é facilmente bom o suficiente para as redes sociais. O principal problema é o barulho, embora todos os drones tenham esse problema em alguma medida.
A parte mais empolgante do Neo é o preço. Por $200, ou $289 no kit combo com três baterias e um carregador, é um valor incrível considerando as capacidades. Além disso, ele não tem concorrência séria, com a mais próxima sendo o HoverAir X1 de $350, que custa mais caro e faz vídeos em resolução mais baixa. Com tudo isso, o Neo é o drone mais empolgante da DJI em anos e provavelmente será mais um sucesso.
Redação Confraria Tech
Referências:
DJI Neo hands-on: A powerful and lightweight $200 drone