Descubra como a Grécia está se tornando um celeiro de empreendedores de sucesso – e quem está apostando nisso!
A Grécia, conhecida por sua história rica, culinária deliciosa e paisagens deslumbrantes, está se firmando como um destino promissor para empreendedores ambiciosos. Apesar de ter passado por uma crise econômica nos últimos anos, o país está se reerguendo e se destacando no cenário empreendedor mundial.
Segundo dados do Banco Mundial, a Grécia registrou um crescimento de 2,3% em seu PIB em 2018, o maior desde 2007. Esse crescimento se deve em grande parte ao aumento do investimento estrangeiro direto, que saltou de 2,1 bilhões de euros em 2017 para 4,2 bilhões de euros em 2018.
E essa tendência de crescimento continua em 2019, com a Grécia atraindo cada vez mais empreendedores e investidores de todo o mundo. E um dos principais motivos para isso é o incentivo do governo grego ao empreendedorismo e inovação.
Nos últimos anos, o governo grego tem implementado uma série de medidas para estimular a criação de novas empresas e atrair investimentos. Entre elas, estão a simplificação do processo de abertura de empresas, redução de burocracias e incentivos fiscais para startups.
Além disso, a Grécia também tem se destacado pela formação de uma força de trabalho altamente qualificada, com um dos níveis mais altos de educação da Europa. Segundo o relatório Global Competitiveness Index, do Fórum Econômico Mundial, o país ocupa a 66ª posição no ranking de mão de obra qualificada entre 140 países avaliados.
Com um ambiente favorável ao empreendedorismo e uma força de trabalho qualificada, a Grécia tem se tornado um celeiro de empreendedores de sucesso. E isso tem despertado o interesse de investidores de todo o mundo, que estão de olho nas oportunidades de negócio que o país oferece.
Um exemplo disso é o fundo de investimento europeu, VentureFriends, que tem apostado no potencial empreendedor da Grécia. Fundado em 2016, o VentureFriends já investiu em mais de 30 startups gregas, totalizando mais de 15 milhões de euros em investimentos.
Em entrevista ao TechCrunch, o sócio-fundador do VentureFriends, Apostolos Apostolakis, explicou que a Grécia tem um grande potencial para o desenvolvimento de startups de tecnologia, principalmente nas áreas de e-commerce, fintech e turismo.
Outra empresa que está apostando no empreendedorismo grego é a Marathon Venture Capital, que tem sede em Atenas e já investiu em mais de 15 startups do país. Segundo os fundadores, a Grécia é um mercado ainda pouco explorado, mas com grande potencial de crescimento.
E não são apenas os investidores europeus que estão de olho na Grécia. Grandes empresas americanas, como a Google e a Amazon, também têm investido no país. A Google, por exemplo, anunciou em 2018 a abertura de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Atenas, que já conta com mais de 250 funcionários.
Além disso, a Grécia também tem atraído investimentos de países como China e Emirados Árabes Unidos. Em 2019, o conglomerado de investimentos chinês, Fosun International, adquiriu uma participação de 25% na maior empresa de turismo da Grécia, a Thomas Cook Group.
Todos esses investimentos e apostas no empreendedorismo grego têm gerado resultados positivos. De acordo com a Hellenic Startups Association, nos últimos três anos, o número de startups em operação na Grécia mais que triplicou, passando de 150 para mais de 500.
E além de atrair investimentos e gerar empregos, essas startups também estão mudando a economia do país. Segundo o relatório da Hellenic Startups Association, as startups gregas geraram mais de 100 milhões de euros em receita em 2018, um aumento de 46% em relação ao ano anterior.
Entre as startups que estão se destacando na Grécia, estão a Taxibeat, aplicativo de transporte que foi adquirido pela Daimler em 2017, e a Workable, plataforma de recrutamento que já recebeu investimentos de empresas como a 500 Startups e a Balderton Capital.
Além disso, a Grécia também tem se destacado em áreas como inteligência artificial, biotecnologia e energias renováveis. E o país tem se tornado um hub de inovação e empreendedorismo, atraindo talentos e empresas de todo o mundo.
Com um cenário cada vez mais favorável ao empreendedorismo, a Grécia tem se tornado uma das principais opções para quem busca oportunidades de negócio na Europa. E com o apoio de investidores e um governo que incentiva a inovação, a tendência é que o país continue atraindo empreendedores e se consolidando como um celeiro de empresas de sucesso.
Referência:
Clique aqui
0 Comments