
O projeto do software Deep-Live-Cam está em desenvolvimento desde o final do ano passado, mas vídeos de exemplo mostrando uma pessoa imitando Elon Musk e o candidato republicano à vice-presidência, J.D. Vance, em tempo real, têm circulado online. A atenção maciça temporariamente levou o projeto de código aberto ao topo da lista de repositórios em alta do GitHub (atualmente em 4º lugar), onde está disponível para download gratuito.
“É estranho como todas as principais inovações tecnológicas recentes estão relacionadas à habilidade de fraude”, comentou o ilustrador Corey Brickley em um fórum, em reação a um vídeo de exemplo do Deep-Live-Cam. Em outro post, ele mencionou a importância de estabelecer palavras-código com os pais, referindo-se ao potencial de ferramentas semelhantes para enganar remotamente e ao conceito de usar uma palavra-código, compartilhada entre amigos e familiares, para estabelecer a verdadeira identidade.
A tecnologia está avançando rapidamente, e é importante estar ciente das possíveis implicações éticas e de segurança que surgem com essas inovações.
Redação Confraria Tech
Referências:
Deep-Live-Cam goes viral, allowing anyone to become a digital doppelganger