Été: Um Jogo que Captura a Essência de Montreal no Verão
Não há nada como um verão em Montreal. Após vários meses brutais de inverno, a cidade ganha vida e seus moradores aproveitam ao máximo o clima mais quente. Été (em francês, “verão”) é um jogo relaxante que captura habilmente a essência de Montreal nesta época do ano, com todos os seus aspectos.
No jogo, você assume o papel de um artista que passa o verão em La Metropole. A primeira tarefa é montar um cavalete em seu apartamento, que tem pouco mais do que um colchão, cortesia do seu senhorio um tanto brusco. Após aprender os controles básicos, é hora de explorar os novos arredores.
Nesta versão de Montreal, a cidade é efetivamente sua tela em branco. Inicialmente sem cor, quase como se estivesse coberta de neve, você pode preenchê-la com aquarela, aos poucos. O desenvolvedor Impossible realiza um truque inteligente aqui, pois cada objeto que você colore se torna um carimbo que pode ser usado em suas pinturas – seu personagem artista está literalmente se inspirando no mundo ao seu redor.
Passei várias horas ignorando as missões principais e explorando os vários níveis, divertindo-me ao devolver cor a um mercado, beco, jardim da frente e parque. Assim como ao se mudar para uma nova cidade ou bairro, quanto mais eu explorava (e coloria) o mundo ao meu redor, mais fácil se tornava navegar. E, como em grande parte da vida nesta cidade, você faz as coisas no seu próprio ritmo.
Embora a narrativa seja bastante previsível, os personagens de Été são surpreendentemente ricos para um jogo tão curto (levaria apenas algumas horas para terminar focando na história principal). Montreal é um caldeirão e o jogo faz um ótimo trabalho em refletir isso em seus NPCs. Os personagens que você encontra podem ser ríspidos, amigáveis ou uma mistura de ambos, e você encontrará mais do que algumas discussões.
Conversar com as pessoas que você encontra é uma ótima ideia, já que muitas vezes elas o comissionarão para pintar algo específico para elas. Então, se ainda não encontrou todas as letras e símbolos para uma camiseta “I heart MTL”, você precisará procurá-los e pintá-los primeiro para poder usá-los como carimbos. Você tem muita liberdade para criar essas peças encomendadas, bem como peças personalizadas para pendurar em seu apartamento ou vender em um café. Você pode usar o dinheiro que ganha para mobiliar sua residência – algo com que realmente não me preocupei durante o jogo.
Meu aspecto favorito de Été é o brilhante trabalho que a Impossible fez ao destilar aspectos reconhecíveis da vida em Montreal em um mundo abstrato. A Fairmount Bagel (a melhor loja de bagels do planeta) é instantaneamente reconhecível, assim como uma aproximação de uma famosa floricultura que tem muitas, muitas gaiolas de pássaros penduradas nas sacadas acima dela.
Você encontrará crianças jogando hóquei em um beco. Você encontrará alguém fazendo decorações para o Dia do Canadá enquanto reclama de um vizinho que está fazendo a mesma coisa para o feriado nacional de Quebec. A cultura dos cafés, lojas de móveis em segunda mão e maravilhosos mercados de agricultores estão todos presentes e corretos. Até o movimento anticapitalista da cidade ganha seu próprio enredo. A Impossible capturou muito do que torna a cidade tão especial.
Infelizmente, não há festivais, mesmo que o verdadeiro Montreal tenha vários acontecendo simultaneamente nesta época do ano. O Velho Montreal – um bairro histórico, fortemente influenciado pela Europa e irresistível para os turistas – também é negligenciado. Mas seria difícil para os desenvolvedores incluir tudo o que torna a cidade tão grandiosa.
Como alguém que vive em Montreal, Été é um lembrete maravilhoso do que está bem do lado de fora da minha porta. Talvez eu devesse aproveitar mais isso, mesmo que seja apenas para assistir o mundo passar de uma terrasse enquanto pinto os últimos cantos desta suntuosa versão fictícia da mesma coisa no meu Steam Deck.
Été já está disponível para PC.
Referências:
Chill painting game Été beautifully captures summertime in Montreal