Para utilizar o Rewrite, os usuários do Windows Insiders podem simplesmente destacar o texto que desejam modificar em uma janela do Bloco de Notas e clicar com o botão direito do mouse no menu ou usar o atalho de teclado Ctrl+I. Em seguida, uma caixa de diálogo será aberta, mostrando as sugestões de reescrita da IA para o texto selecionado. Além disso, há menus ajustáveis que permitem escolher opções como “Mais longo”, “Tom” e “Formato”, tudo isso antes de clicar no botão “Substituir”. Para aqueles que preferem manter o foco apenas na escrita manual, é possível desativar essa funcionalidade nas configurações do aplicativo.
Mas as novidades não param por aí! Até mesmo o Paint da Microsoft está recebendo recursos de IA, com as funcionalidades chamadas Generative Fill e Generative Erase. A nova ferramenta de “preenchimento” permite editar e adicionar elementos visuais às suas fotos e desenhos. Basta desenhar uma caixa de seleção e usar uma caixa de texto para descrever a imagem que você deseja inserir na área selecionada. Já a função de “apagamento” pode remover imagens de fotos ou desenhos, utilizando um “pincel de apagamento generativo” enquanto se usa a ferramenta de borracha.
É curioso notar que levou mais de quatro décadas para que o Bloco de Notas recebesse uma simples verificação ortográfica, mas apenas alguns meses para que uma inteligência artificial fosse capaz de pintar e reescrever textos por nós. Essa evolução tecnológica nos faz refletir sobre o futuro da escrita e da criatividade, onde as máquinas podem se tornar aliadas valiosas no nosso dia a dia.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Even Microsoft Notepad is getting infused with AI