O sindicato SAG-AFTRA convocou uma greve contra várias grandes editoras de videogames após não chegar a um acordo sobre o uso de inteligência artificial. A ação entrará em vigor às 12h01 em 26 de julho.
“A gente não vai consentir com um contrato que permite que as empresas abusem da IA em detrimento dos nossos membros”, disse a presidente do SAG-AFTRA, Fran Drescher. “Chega. Quando essas empresas estiverem dispostas a oferecer um acordo com o qual nossos membros possam viver e trabalhar, estaremos aqui, prontos para negociar.”
Os artistas do SAG-AFTRA que trabalham em jogos “merecem e exigem as mesmas proteções fundamentais que os artistas de cinema, televisão, streaming e música: compensação justa e o direito de consentimento informado para o uso de IA de seus rostos, vozes e corpos”, disse o diretor executivo nacional e principal negociador da união, Duncan Crabtree-Ireland.
O sindicato tem feito lobby na indústria de videogames para concordar com proteções contra as semelhanças e vozes de seus membros sendo recriadas com IA. O SAG-AFTRA entrou em negociações com as empresas para o Acordo de Mídia Interativa em outubro de 2022. Outros estúdios, como a Replica Games, concordaram com o contrato da união. O sindicato também garantiu um acordo semelhante para programas de TV animados no início deste ano.
Um porta-voz das empresas de jogos incluídas no Acordo de Mídia Interativa, Audrey Cooling, forneceu uma declaração em nome dos negócios. “Estamos decepcionados que o sindicato tenha escolhido se afastar quando estamos tão perto de um acordo, e estamos preparados para retomar as negociações”, disse ela. “Já encontramos terreno comum em 24 de 25 propostas, incluindo aumentos salariais históricos e disposições adicionais de segurança. Nossa oferta responde diretamente às preocupações do SAG-AFTRA e estende proteções significativas de IA que incluem exigir consentimento e compensação justa a todos os artistas que trabalham sob o IMA. Esses termos estão entre os mais fortes na indústria do entretenimento.”
A greve inclui os seguintes estúdios:
Activision Productions Inc.
Blindlight LLC
Disney Character Voices Inc.
Electronic Arts Productions Inc.
Formosa Interactive LLC
Insomniac Games Inc.
Llama Productions LLC
Take 2 Productions Inc.
VoiceWorks Productions Inc.
WB Games Inc.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Video game performers will strike over AI concerns