O Recall foi desenvolvido para melhorar a experiência de busca no seu sistema. A Microsoft afirma que você poderá encontrar o que precisa apenas descrevendo o conteúdo. E, claro, a inteligência artificial está por trás dessa mágica. Para acessar o Recall, basta ir à lista de Todos os aplicativos no menu Iniciar. No entanto, para garantir a segurança dos dados, você precisará ativar algumas funcionalidades, como o Windows Hello, BitLocker e Secure Boot, além de optar por salvar as instantâneas.
Uma vez que tudo esteja configurado, você pode usar seu PC normalmente até que precise buscar algo que fez no passado. Cada vez que abrir o Recall, será necessário se autenticar por meio de impressão digital, reconhecimento facial ou PIN. Um ponto importante é que essa funcionalidade é totalmente opcional, uma mudança que a Microsoft implementou após críticas sobre preocupações com a privacidade.
A Microsoft garante que você terá controle total sobre as instantâneas. É possível pausá-las a qualquer momento, deletar registros indesejados e até instruir o Recall a não salvar informações de determinados sites ou aplicativos. Além disso, a empresa afirma que não acessará suas instantâneas, não as compartilhará com terceiros e não as usará para treinamento de IA.
Outra novidade é que o Recall agora consegue detectar informações sensíveis, como PINs, números de cartão de crédito e senhas. Assim, ele não armazenará instantâneas que contenham esses dados delicados, oferecendo uma camada extra de segurança.
Dentro dessa prévia do Insider, você também poderá experimentar uma funcionalidade chamada Click To Do, que permite realizar ações em textos e imagens das instantâneas. Ao segurar a tecla Windows e clicar em algo, você terá acesso a opções que normalmente encontraria no menu de contexto, como copiar texto, salvar e compartilhar imagens, buscar informações na web e abrir URLs identificadas. A inteligência artificial desempenha um papel fundamental aqui, ajudando a detectar textos e imagens.
Atualmente, a prévia do Recall está disponível apenas para PCs com processadores Snapdragon. A Microsoft promete expandir essa oferta para sistemas com Intel e AMD em breve.
Se você está curioso para testar o Recall e não se importa em lidar com possíveis bugs de uma versão em desenvolvimento do Windows, o primeiro passo é se inscrever no programa Windows Insider. Depois, vá em Configurações > Atualização do Windows > Programa Windows Insider e selecione “Começar”. Escolha a conta que você usou para se inscrever, selecione o Canal Dev e reinicie seu sistema. Após o reinício, acesse Configurações > Atualização do Windows, verifique se há atualizações e instale a Build 26120.2415.
Essa nova funcionalidade promete transformar a maneira como interagimos com nossos dispositivos, tornando a busca por informações muito mais intuitiva e eficiente. Fique atento às novidades que a Microsoft está trazendo para o mundo da tecnologia!
Redação Confraria Tech.
Referências:
Here’s your first chance to try Microsoft’s Recall feature on Copilot+ PCs