Você pode fazer sideload de um aplicativo Android, ou instalar manualmente seu pacote APK, se estiver usando uma versão personalizada do Android que não inclui a Play Store do Google. Alternativamente, o aplicativo pode ser experimental, estar em desenvolvimento, ou talvez não mais mantido e oferecido pelo seu desenvolvedor. Até agora, a existência de APKs prontos para sideload na web parecia ser tolerada, embora desencorajada, pelo Google.
Essa calmaria está sendo abalada por um novo recurso na API de Integridade do Play do Google. Conforme relatado pela Android Authority, ferramentas de desenvolvedor para enviar diálogos de “remediação” durante o sideload estrearam na conferência do Google I/O em maio e começaram a aparecer nos telefones dos usuários. Pessoas que fizeram sideload de aplicativos da loja britânica Tesco, do aplicativo de fãs BeyBlade X e do ChatGPT relataram prompts para “Obter este aplicativo no Play”, que não podem ser contornados. Um usuário de um dispositivo portátil de jogos Android encontrou um prompt com uma redação semelhante do Diablo Immortal em seu dispositivo três meses atrás.
A API de Integridade do Play do Google é como os aplicativos bloquearam o acesso anteriormente quando carregados em telefones que de alguma forma foram modificados a partir de um sistema operacional padrão com todas as integrações do Google Play intactas. Recentemente, um popular aplicativo de autenticação de dois fatores bloqueou o acesso em telefones com root, incluindo o GrapheneOS voltado para a segurança. Os aplicativos podem chamar a API de Integridade do Play e receber um “veredito de integridade”, informando se o telefone tem um ambiente de software “confiável”, tem o Google Play Protect ativado e passa por outras verificações de software.
Redação Confraria Tech
Referências:
Android apps are blocking sideloading and forcing Google Play versions instead