O espelhamento do iPhone muda tudo para os Macs
Indo para a WWDC no início deste ano, eu estava esperando que a Apple permitisse aos usuários do Vision Pro espelhar seus iPhones tão facilmente quanto eles podem espelhar seus Macs. Bem, não conseguimos isso, mas o iPhone Mirroring no macOS Sequoia está perto do que eu gostaria no Vision Pro. Uma vez que você tenha um Mac (com um chip Apple Silicon, ou um dos últimos modelos Intel com um chip de segurança T2) rodando o novo sistema operacional, assim como um iPhone rodando o iOS 18, você pode facilmente parear os dois usando o aplicativo iPhone Mirroring.
Assim que essa conexão é feita, você verá uma replicação completa do seu telefone dentro do aplicativo. Levei alguns minutos para me acostumar a navegar no iOS com um trackpad e teclado (existem alguns novos atalhos que valem a pena aprender), mas uma vez que fiz, não tive problemas para abrir meus aplicativos e jogos de iPhone habituais. Se você está acostumado com a tela ProMotion de 120Hz de um iPhone Pro, notará que a conexão espelhada não parece tão suave, mas nos meus testes, manteve uma taxa de quadros estável de 60fps durante jogos e vídeos. Não notei nenhum atraso irritante de áudio ou vídeo também.
Apple
Embora seja bom poder acessar meu iPhone pelo Mac, fiquei surpreso com o que acabou sendo o aspecto mais útil dessa funcionalidade: Notificações. Uma vez que você conecta seu telefone, seus alertas aparecem no Centro de Notificações do Mac, e é necessário apenas um clique para abrir o aplicativo ao qual está vinculado. Isso é útil para alertas do Instagram, DoorDash e outros aplicativos populares que não têm opções reais para Mac, além de abrir seus sites em um navegador.
O espelhamento do iPhone também é uma maneira sorrateira de jogar algumas rodadas de Vampire Survivors durante reuniões ou aulas interminavelmente longas. (Não que eu faria uma coisa dessas.) Enquanto muitos jogos mobile migraram para a Mac App Store, ainda há milhares que não o fizeram, então é bom ter uma maneira de acessá-los em uma tela maior. Nem todos os jogos funcionam bem nos Macs — é difícil replicar a experiência de toque de uma tela portátil com um trackpad grande — mas o espelhamento é uma opção decente para jogos mais lentos. Não encontrei problemas estranhos de taxa de quadros ou atrasos, e o som também foi reproduzido perfeitamente.
Eu normalmente sempre tenho meu telefone ao alcance, mesmo quando estou trabalhando em uma mesa. Mas pegá-lo inevitavelmente interromperia meu fluxo de trabalho — é muito fácil receber uma notificação e se ver rolando o TikTok ou Instagram, sem lembrar como chegou lá. Com o iPhone Mirroring, posso continuar trabalhando no meu Mac sem perder nenhuma atualização do meu telefone. Também foi útil quando meu iPhone está conectado a um carregador sem fio e eu preciso desesperadamente de mais energia antes de sair de casa.
Se você é do tipo que deixa seu telefone pela casa, aposto que o espelhamento também seria útil. A funcionalidade requer que tanto o Bluetooth quanto o Wi-Fi estejam ligados, e o alcance da conexão é de cerca de 50 pés, ou o que eu esperaria do Bluetooth. Paredes grossas e outras obstruções também podem reduzir significativamente esse alcance. Nos meus testes, consegui deixar meu iPhone no quintal e ainda conseguir espelhá-lo na sala a 40 pés de distância. Naturalmente, quanto mais longe você for, mais irregular será a experiência.
Claro, a Apple não é a primeira empresa a trazer o espelhamento de smartphones para PCs. Samsung e outros fabricantes de telefones Android oferecem isso há anos, e a Microsoft também tem o aplicativo “Phone Link” (anteriormente Your Phone) para espelhamento e sincronização de arquivos. Mas essas implementações diferem drasticamente dependendo do smartphone que você está usando, elas não integram as notificações de forma transparente e, simplesmente, muitas vezes falham em se conectar. Uma vez configurado o iPhone Mirroring, acessar seu telefone leva apenas alguns segundos. Funciona perfeitamente. E após testar a funcionalidade por semanas, não encontrei grandes problemas de conexão.
Melhor posicionamento de janelas, finalmente!
É 2024 e a Apple finalmente facilitou o posicionamento de janelas do Mac ao redor do seu monitor. Agora você pode arrastar aplicativos para os lados ou cantos da tela, e eles se ajustarão automaticamente. Isso me permitiu posicionar rapidamente um navegador que estou usando para pesquisa ao lado de uma janela do Evernote ou Google Doc. Semelhante ao Stage Manager no macOS Ventura, os atalhos de posicionamento são uma mudança significativa para o gerenciamento de janelas do Mac.
E, é claro, eles também são claramente semelhantes ao recurso de encaixe do Windows 10 e 11. Dado que grande parte do foco de interface do usuário da Apple está nos iOS, iPadOS e VisionOS nos dias de hoje, é fácil sentir que o Mac foi deixado um pouco para trás. Não culpo a Apple por adotar as inovações de interface do usuário da Microsoft, especialmente quando isso facilita a vida dos usuários de Mac.
Substituição de plano de fundo elegante em videoconferências
A Apple oferece ajustes de iluminação e desfoque de plano de fundo em retratos em videochamadas há anos, e agora está usando a mesma tecnologia de aprendizado de máquina para substituir completamente seus planos de fundo. Admitidamente, este não é um recurso muito novo ou empolgante. Mas vale a pena destacar porque funciona em todos os aplicativos de videochamada no seu Mac, e como está baseado no Neural Engine da Apple, parece muito melhor do que as substituições de plano de fundo baseadas em software.
A tecnologia da Apple faz um trabalho melhor em manter seu cabelo e roupas em foco, mas ainda separados dos planos de fundo artificiais. E o melhor de tudo, não parece um efeito barato de tela verde. Você pode escolher entre alguns gradientes de cores, imagens do Apple Park ou suas próprias fotos ou vídeos.
Outros destaques do macOS Sequoia
Aqui estão algumas outras melhorias que apreciei:
O aplicativo Senhas faz um bom trabalho em coletar suas senhas armazenadas, mas claramente é apenas uma primeira tentativa. Não é tão inteligente em preencher minhas senhas nos campos do navegador como aplicativos como 1Password e LastPass.
O aplicativo Notas agora permite gravar notas de voz e transcrevê-las automaticamente. Você também pode continuar a escrever texto durante uma gravação de voz, tornando-se uma maneira útil de acompanhar entrevistas e palestras. Espero que atualizações futuras adicionem recursos como detecção de múltiplos falantes.
Poder anotar equações matemáticas no Notas é legal, mas não é algo em que confio diariamente. Tenho certeza de que será muito útil para estudantes do ensino médio e universitários que fazem cursos avançados de matemática, no entanto.
O Mensagens finalmente recebe formatação de texto rico e uma opção de envio posterior. Urra!
Finalmente, uma atualização do macOS que vale a pena se animar
Você seria perdoado por ignorar completamente o último lote de atualizações do macOS, especialmente se não ficou empolgado com o Stage Manager ou, suspiro, widgets. Mas se você é proprietário de um Mac e iPhone, o Sequoia vale uma atualização imediata. Poder espelhar seu iPhone e suas notificações é genuinamente útil, e está repleto de outras funcionalidades úteis. E, é claro, se você quiser experimentar um pouco da Apple Intelligence no próximo mês, não terá escolha a não ser atualizar. (Teremos mais impressões sobre todos os recursos de IA da Apple conforme forem lançados.)
Claro, é um pouco irônico que o sistema operacional desktop envelhecido da Apple esteja recebendo um impulso de vida por meio de sua plataforma móvel, mas honestamente, os melhores recursos recentes do Mac foram diretamente retirados do iOS e iPadOS. Está claro que a Apple está priorizando os dispositivos que são atualizados com muito mais frequência do que laptops e desktops. Não posso culpá-la por ser realista — por enquanto, estou apenas feliz que esteja tentando cuidadosamente fazer com que seus dispositivos se entendam. (E sério, apenas traga o espelhamento do iPhone para o Vision Pro logo.)
Redação Confraria Tech.
Referências:
macOS Sequoia review: iPhone mirroring is more useful than you think