A Rivian planeja utilizar esses recursos para acelerar seu crescimento e consolidar sua liderança no design, desenvolvimento e fabricação de veículos elétricos nos Estados Unidos. Para os fãs da marca, isso significa que a construção da fábrica na Geórgia, que havia sido suspensa em março para economizar recursos, está de volta à pauta.
Se o empréstimo for finalizado, ele apoiará a continuidade da construção da instalação de fabricação próxima a Social Circle, na Geórgia. Essa planta será dedicada à produção da plataforma de veículos de médio porte da empresa, que inclui o aguardado SUV R2 e a impressionante linha R3/R3X.
A Rivian acredita que seus modelos R2 e R3, projetados, engenheirados e construídos nos Estados Unidos, oferecerão uma combinação incrível de capacidade, funcionalidade, desempenho e preço. A empresa afirma que essas linhas de veículos serão fundamentais para seu crescimento e lucratividade a longo prazo.
Além disso, a construção da nova fábrica deverá gerar cerca de 7.500 empregos diretos na região, além de 2.000 empregos temporários durante a construção. A planta terá capacidade para produzir 400.000 veículos por ano, o que ajudará na expansão contínua da Rivian, tanto no mercado americano quanto em mercados internacionais. O plano atual é que a instalação seja construída em duas fases, com a primeira fase, que terá capacidade para 200.000 veículos por ano, prevista para entrar em operação em 2028.
É importante ressaltar que essa nova fábrica não afetará a produção da planta atual da Rivian em Normal, Illinois. No entanto, há relatos de que essa instalação não é o ambiente de trabalho mais seguro, o que poderia justificar uma desaceleração nas operações.
A resposta do público aos novos veículos R2, R3 e R3X tem sido extraordinária. Em menos de 24 horas, a Rivian já recebeu mais de 68.000 reservas para o modelo R2, o que demonstra o forte apelo que esse veículo tem junto à comunidade.
Embora o empréstimo ainda não esteja totalmente finalizado, o DOE e a Rivian precisam atender a certas condições técnicas, legais, ambientais e financeiras antes que o Departamento de Energia formalize os documentos de financiamento e libere os recursos. O Programa de Empréstimos ATVM é bastante renomado no setor de veículos elétricos, sendo creditado por ter salvado a Tesla de um colapso em 2010. Graças a esse apoio financeiro, a Tesla pôde continuar desenvolvendo produtos icônicos, como o Cybertruck.
Com números de pré-venda impressionantes, a Rivian está claramente se posicionando para um futuro promissor no mercado de veículos elétricos.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Rivian will likely receive $6.6 billion loan from the government to open its plant in Georgia