Essa atualização vem acompanhada do lançamento do mais recente modelo da Meta, o Llama 3.3, que possui 70 bilhões de parâmetros. Segundo a empresa, o novo modelo de texto apresenta um desempenho semelhante ao modelo Llama 3.1, que possui 405 bilhões de parâmetros, mas a um custo muito menor. Ahmad Al-Dahle, vice-presidente de inteligência artificial generativa da Meta, divulgou um gráfico na plataforma X, mostrando que o Llama 3.3 superou em vários benchmarks os modelos da concorrência, como o Gemini Pro 1.5, da Google, e o GPT-4o, da OpenAI.
O Llama 3.3 é uma inovação que promete não apenas manter a qualidade, mas também ser mais acessível em termos de operação. Isso é possível graças a avanços recentes em técnicas de pós-treinamento, incluindo a otimização de preferências online, que melhora o desempenho fundamental do modelo.
Zuckerberg também deu uma pequena pista sobre o próximo grande lançamento da Meta. Em um vídeo compartilhado no Instagram, ele mencionou que o próximo passo será o Llama 4, após afirmar que a versão 3.3 foi a “última grande atualização de IA do ano”. Embora o CEO tenha sido discreto sobre os detalhes do Llama 4, ele deixou algumas dicas. Ele comentou que o novo modelo está sendo treinado em um cluster de mais de 100.000 GPUs H100 e que um dos modelos “menores” do Llama 4 deve ser lançado no início do próximo ano.
Com essa trajetória, a Meta demonstra que está comprometida em liderar o campo da inteligência artificial, sempre buscando inovações que beneficiem seus usuários e tornem a tecnologia mais acessível e eficiente. As expectativas estão altas para o que o futuro reserva, especialmente com a chegada do Llama 4.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Meta AI has ‘nearly’ 600 million monthly users
0 Comments