A Meta abre seus modelos de IA Llama para agências governamentais em prol da segurança nacional.


0

A Meta, famosa por suas inovações em tecnologia, está ampliando o acesso aos seus modelos de inteligência artificial, conhecidos como Llama, para agências governamentais e contratantes que atuam na área de segurança nacional. Essa decisão, anunciada recentemente pela empresa, envolve mais de uma dúzia de empresas do setor privado que colaboram com o governo dos Estados Unidos, incluindo gigantes como Amazon Web Services, Oracle e Microsoft, além de contratantes de defesa como Palantir e Lockheed Martin.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, já havia dado uma pista sobre essa iniciativa durante a chamada de lucros da empresa na semana passada. Ele mencionou que a Meta estava “trabalhando com o setor público para adotar o Llama em todo o governo dos EUA”. Agora, mais detalhes sobre essa colaboração estão sendo revelados.

Um exemplo do uso do Llama é o trabalho que a Oracle está realizando, onde a empresa está “aprimorando o Llama para sintetizar documentos de manutenção de aeronaves”. Isso permitirá que os técnicos diagnostiquem problemas de forma mais rápida e precisa, reduzindo o tempo de reparo e colocando aeronaves críticas de volta em operação mais rapidamente. Além disso, a Meta informou que a Amazon Web Services e a Microsoft estão utilizando o Llama para apoiar governos, hospedando os modelos em suas soluções de nuvem seguras, especialmente para dados sensíveis.

A Meta também está estendendo o acesso ao Llama para governos e contratantes no Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Nick Clegg, presidente de Assuntos Globais da Meta, destacou em um post no blog que essas parcerias são fundamentais para que os Estados Unidos se mantenham competitivos com a China na corrida global por inteligência artificial. Ele enfatizou que “acredita-se que é do interesse tanto da América quanto do mundo democrático que os modelos de código aberto americanos se destaquem e tenham sucesso em relação aos modelos da China e de outros lugares”. Clegg também ressaltou que a Meta, como uma empresa americana, deseja contribuir para a segurança, proteção e prosperidade econômica dos Estados Unidos e de seus aliados mais próximos.

Essa movimentação da Meta indica um passo importante na integração de tecnologias avançadas no setor público, o que pode transformar a forma como as agências governamentais operam e respondem a desafios críticos, ao mesmo tempo que reforça a posição dos Estados Unidos no cenário global de inovação tecnológica.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Meta opens its Llama AI models to government agencies for national security


Like it? Share with your friends!

0
admin