O contexto dos ataques é intrigante. Troy Hunt, um pesquisador de segurança bastante respeitado, mencionou que esses ataques ocorreram em um momento em que o Internet Archive estava prestes a divulgar uma violação anterior que resultou no roubo de mais de 31 milhões de registros. Hunt ponderou que a coincidência entre os ataques e o anúncio era provavelmente apenas isso: uma pura coincidência, já que envolvia um “grupo múltiplo” de atacantes.
O grupo de hackers conhecido como Blackmeta se autodenominou responsável pelos ataques, fazendo uma declaração que insinuava que o Internet Archive “pertence aos EUA”. É bom lembrar que essa instituição sem fins lucrativos foi criada nos primórdios da internet, em 1996, e tem sua sede em São Francisco.
Apesar das turbulências, Kahle afirmou que é “seguro retomar” o uso da Wayback Machine. Então, você já pode voltar a se perder em suas memórias, revivendo aqueles sites nostálgicos do Geocities e homenagens ao pós-grunge. Mas atenção: o fundador também alertou que o serviço pode requerer mais manutenção no futuro, então, não se surpreenda se ele ficar fora do ar novamente.
Siga explorando a internet do passado, mas sempre com um olho aberto para quaisquer novas atualizações!
Redação Confraria Tech
Referências:
Internet Archive’s Wayback Machine is back online after last week’s DDoS attacks