Uma das inovações mais empolgantes é o recurso chamado Expressive Captions, que gera automaticamente legendas que capturam a emoção e a intensidade do que está sendo dito. Imagine que você está fazendo uma videochamada com um amigo que solta um gemido depois que você conta uma piada ruim. Com essa funcionalidade, a legenda não apenas transcreverá o que foi dito, mas também incluirá “[gemendo]” na transcrição. Esse recurso é capaz de identificar sutilezas da fala humana, como suspiros ou sussurros, e é compatível com diversos aplicativos, incluindo os de streaming e redes sociais. A boa notícia é que o Expressive Captions está disponível nos smartphones Pixel 6 e modelos mais recentes, além de “outros dispositivos Android compatíveis”.
Outra melhoria significativa é a atualização do recurso Image Q&A no aplicativo Lookout. A nova versão utiliza o modelo Gemini 1.5 Pro para fornecer descrições de imagens mais úteis. Embora tenha sido projetado principalmente para auxiliar usuários cegos ou com baixa visão, qualquer pessoa pode usar essa funcionalidade para que o Android descreva uma imagem em uma voz natural.
Falando em Gemini, o Google está potencializando esse agente de IA com novas extensões que oferecem uma melhor integração com alguns dos aplicativos Android mais populares. Por exemplo, um novo plugin do Spotify permite que o Gemini toque suas músicas favoritas e encontre playlists que se adequem ao seu estado de espírito. No futuro, a empresa promete uma integração ainda mais profunda com o Google Maps e dispositivos de casa inteligente conectados à sua conta Google.
Além disso, o Gemini agora tem a capacidade de lembrar informações sobre você, permitindo que ofereça respostas mais personalizadas. Por exemplo, se você informar que é vegetariano, o agente lembrará disso na próxima vez que você pedir uma nova receita de jantar. O Google também facilitou a visualização, edição e exclusão de qualquer informação pessoal que você tenha compartilhado com o Gemini.
Outra atualização prática vem na forma de um recurso do Google Drive chamado auto-enhancements. Na próxima vez que você fizer o upload de um documento escaneado, o serviço irá automaticamente editar a imagem para otimizar o contraste, ajustar o balanço de brancos e remover sombras e borrões.
Compartilhar arquivos também ficou mais fácil, graças a uma melhoria na funcionalidade Quick Share do Android. Agora, você pode transferir fotos, vídeos e documentos exibindo um código QR no seu telefone, eliminando a necessidade de adicionar o destinatário como contato ou ajustar as configurações do Quick Share.
Se você é um usuário do Pixel, pode esperar todas essas funcionalidades e muito mais. Uma das melhorias mais notáveis está no aplicativo Pixel Screenshots. Agora, você pode salvar informações que encontra com o Circle to Search diretamente no software. O Google sugere que esse recurso será útil para ideias de presentes de Natal. O Pixel Screenshots também agora categoriza automaticamente suas capturas de tela e fornece sugestões, como convites de calendário e direções, com base nas informações que você salvou.
Como acontece com a maioria das atualizações do Android, pode levar algum tempo para que o Google disponibilize todas as novas funcionalidades anunciadas para todos os usuários, então, se você não vê-las imediatamente no seu dispositivo, tenha um pouco de paciência.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Android’s latest round of AI features improve accessibility, file sharing and more
0 Comments