Em sua nova postagem em sua página da comunidade, a Intel enumerou os quatro cenários que poderiam causar instabilidade de voltagem, começando com as configurações de entrega de energia da placa-mãe excedendo seu guia de energia. Outro cenário é que um algoritmo de microcódigo permitia que seus processadores operassem em estados de desempenho mais altos mesmo em altas temperaturas. A empresa já lançou um patch de microcódigo para isso em junho. O terceiro cenário envolve outro algoritmo de microcódigo solicitando voltagens altas em uma frequência e duração que podem desencadear o problema. A Intel também lançou um patch para isso em agosto.
O mais recente patch de microcódigo que a empresa lançou, codinome 0x12B, aborda o quarto cenário. Aparentemente, os processadores poderiam fazer solicitações de voltagem do núcleo elevadas durante atividades leves ou enquanto o computador está ocioso. A Intel distribuiu este patch para fabricantes de placas-mãe, pois ele precisa ser carregado como uma atualização de BIOS. A empresa já está trabalhando com seus parceiros, mas ainda pode levar várias semanas para que os fabricantes implementem a correção em seus produtos.
Os problemas de estabilidade de voltagem que assolam os processadores Core de 13ª e 14ª geração da Intel têm causado travamentos e falhas completas nos computadores. E, com base em relatórios anteriores, instalar os patches lançados pela Intel não corrigirá PCs que já começaram a apresentar sintomas do problema. Pouco depois de anunciar que havia descoberto por que seus processadores estavam falhando, a Intel estendeu suas garantias por dois anos para que os clientes pudessem substituí-los. Isso foi muito bem recebido, já que até mesmo PCs que funcionam bem no início podem começar a apresentar problemas e falhar no final.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Intel rolls out another fix for its CPU voltage issues