Com os compradores de carros cada vez mais focados no entretenimento a bordo, os chips foram projetados para “desbloquear uma nova era de experiências de cockpit alimentadas por inteligência artificial”, de acordo com o comunicado de imprensa da Intel.
As GPUs permitirão o reconhecimento de voz, câmera e gestos, facilitando o controle de “sete telas de alta definição renderizando gráficos 3D e seis câmeras e recursos interativos a bordo”. Ao mesmo tempo, elas poderão supostamente executar exigentes títulos de jogos de alta qualidade, entretenimento a bordo e aplicativos de produtividade alimentados por IA.
O sistema também será altamente personalizado para o motorista. Ele incluirá a capacidade de “executar comandos complexos de controle do veículo por meio de processamento de linguagem natural, responder a perguntas relacionadas ao veículo com precisão e até mesmo conversar de forma descontraída com os usuários, proporcionando uma jornada mais interativa e agradável”, de acordo com a Intel.
A Intel acrescentou que criou mais de 500 recursos e aplicativos de IA para automóveis, com mais de 100 fornecedores de software independentes trabalhando em experiências a bordo. Além disso, o A760A será totalmente compatível com o software desenvolvido para sua plataforma de PC com iGPU, escalando desde veículos de nível básico e intermediário até carros de alto padrão.
A Intel afirmou que deseja ser o “parceiro preferido das montadoras”. Está claramente buscando diversificar suas ofertas após problemas de controle de qualidade com chips de PC recentes e dificuldades financeiras que podem resultar em demissões de até 15.000 funcionários.
Redação Confraria Tech
Referências:
Intel is bringing GPUs to cars