Georoteamento é uma tecnologia que garante que as chamadas sejam direcionadas para a localização exata de onde estão sendo feitas, e não apenas para a área de código de telefone do chamador. Isso é crucial, pois permite que os atendentes da linha de apoio saibam onde a pessoa que está ligando se encontra, facilitando uma resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência.
Com a nova regra, os provedores de telecomunicações nacionais terão um prazo de 30 dias para implementar essa mudança. Já os provedores menores terão um período de 24 meses para se adequar. Além disso, a FCC também propôs que essa mesma política de georoteamento se aplique às mensagens de texto enviadas para o número 988, ampliando ainda mais as opções de contato para quem precisa de ajuda.
Nos últimos anos, a FCC tem trabalhado para expandir o alcance da linha 988. Em 2020, o número foi estabelecido como uma forma rápida de acessar a linha de prevenção ao suicídio, e em 2021, o serviço foi ampliado para incluir suporte via mensagem de texto. A T-Mobile foi uma das primeiras operadoras a ativar o 988, permitindo que seus clientes acessassem serviços de saúde mental de maneira mais fácil.
Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil, não hesite em buscar ajuda. Lembre-se de que você pode ligar para o 988 ou, se preferir, utilizar o número completo 1-800-273-8255 (1-800-273-TALK). Também é possível entrar em contato com a linha de apoio por meio de um chat na web. A ajuda está a apenas uma chamada ou mensagem de distância.
Redação Confraria Tech.
Referências:
FCC now requires georouting for wireless calls to 988, the National Suicide Prevention Hotline