Com essa nova medida, uma variedade de tecnologias patenteadas está disponível para que terceiros melhorem a acessibilidade dos jogos. Entre as inovações estão ferramentas de reconhecimento de fala, tecnologias de fala simplificadas e a capacidade de criar algoritmos personalizados para detecção de fala. A EA afirma que esse recurso permitirá um reconhecimento de fala mais eficaz, que leva em consideração a idade, emoção, idioma e estilo de fala dos jogadores.
Além disso, a EA também liberou um plugin interno para o Unreal Engine 5, que incorpora uma tecnologia de análise de fotossensibilidade chamada IRIS. Essa ferramenta ajudará os desenvolvedores a identificar rapidamente possíveis problemas que possam afetar jogadores com condições de saúde relacionadas à visão ou ao sistema nervoso.
Kerry Hopkins, vice-presidente sênior de assuntos globais da EA, comenta que essa nova coleção de patentes de código aberto “encoraja a indústria a trabalhar em conjunto para tornar os videogames mais inclusivos, removendo barreiras não intencionais ao acesso”. Ele também destaca que este é apenas o começo dos esforços da EA para ampliar a acessibilidade no setor, com planos para realizar workshops de design acessível e expandir suas capacidades de testes.
Essa não é a primeira vez que a EA disponibiliza sua tecnologia de acessibilidade para a concorrência. A empresa já havia feito isso anteriormente com o sistema de ping do popular jogo Apex Legends, que permite aos jogadores discutir estratégias sem depender do chat de voz. Essa tecnologia também foi incorporada em outros títulos, como Call of Duty: Warzone e Fortnite, facilitando a comunicação e a troca de informações sobre localização entre os jogadores.
Essas iniciativas da EA são um passo importante para garantir que todos os jogadores, independentemente de suas necessidades, possam desfrutar de uma experiência de jogo mais rica e acessível. O compromisso da empresa com a inclusão é um exemplo a ser seguido por outras desenvolvedoras, mostrando que o futuro dos videogames pode e deve ser mais inclusivo e diverso.
Redação Confraria Tech.
Referências:
EA just made a whole bunch of accessibility patents open-source