Como era de se esperar, DirecTV e Disney discordam sobre qual empresa é a culpada. “A Walt Disney Co. mais uma vez se recusa a assumir qualquer responsabilidade perante os consumidores, parceiros de distribuição e agora o sistema judicial americano”, disse Rob Thun, diretor de conteúdo da DIRECTV, em um comunicado. “Eles querem continuar a buscar lucros máximos e controle dominante às custas dos consumidores, tornando mais difícil para eles selecionar os programas e esportes que desejam a um preço razoável.”
O comunicado da DirecTV também alegou que a Disney exigiu de última hora que “deveria concordar em renunciar a todas as alegações de que o comportamento da Disney é anti-competitivo” para prosseguir com um acordo. O provedor também criticou a Disney por ser impopular entre muitos dos clientes da DirecTV. Também questionou a Disney por colocar sua “melhor programação”, como The Bear e Only Murders In the Building, diretamente em serviços de streaming, enquanto preenche a ABC com “jogos noturnos de baixo custo, spinoffs não-roteirizados, antigos sucessos antigos da ABC ou conteúdo de simulcast.”
Por outro lado, a Disney afirmou que a DirecTV “escolheu” negar aos seus assinantes acesso ao conteúdo. “Embora estejamos abertos a oferecer flexibilidade e termos à DirecTV, que estendemos a outros distribuidores, não entraremos em um acordo que subvalorize nosso portfólio de canais de televisão e programas”, afirmaram Dana Walden e Alan Bergman, co-presidentes da Disney Entertainment, e Jimmy Pitaro, presidente da ESPN. “Investimos significativamente para oferecer as principais marcas em entretenimento, notícias e esportes, porque é isso que nossos telespectadores esperam e merecem. Instamos a DirecTV a fazer o que for do melhor interesse de seus clientes e finalizar um acordo que restauraria imediatamente nossa programação.”
Uma discordância semelhante ocorreu no mesmo período no ano passado. Naquela ocasião, a Disney retirou suas redes da Spectrum por 12 dias, até fazer um novo acordo com a Charter, empresa-mãe da Spectrum. O acordo trouxe de volta canais como ABC e ESPN, e os assinantes da Spectrum TV Select e Select Plus também tiveram acesso ao nível básico do Disney+ e ESPN+ (apenas usuários Select Plus). Em seu comunicado, a DirecTV chamou a atenção para esse padrão, afirmando que “a Disney está mais uma vez adotando uma abordagem anti-consumidor.”
Redação Confraria Tech
Referências:
Disney cuts DirecTV customers’ access to ABC, ESPN and more