A busca aprimorada no Google Fotos permite que você faça consultas mais descritivas. Por exemplo, enquanto antes você poderia buscar por “lago”, agora você pode digitar “caiaque em um lago cercado por montanhas”. Ou, em vez de simplesmente buscar por sua amiga Alice, você pode optar por “Alice e eu rindo”. A ideia é facilitar a especificação das buscas à medida que nossas bibliotecas de fotos baseadas em nuvem crescem.
O Ask Photos, o chatbot do Google Fotos revelado na conferência I/O em maio, leva isso adiante. Alimentado pelo Gemini, ele adiciona uma nova aba na parte inferior do aplicativo Fotos que permite que você pergunte sobre qualquer coisa em sua biblioteca usando linguagem natural.
O Google forneceu exemplos como “Mostre-me a melhor foto de cada parque nacional que visitei”, que utiliza dados de localização para vasculhar suas fotos de parques e um julgamento subjetivo do robô para determinar um favorito. Outros exemplos fornecidos pela empresa incluem “O que comemos no hotel em Stanley?” e “Onde acampamos da última vez que fomos a Yosemite?”
Assim como outros recursos de chatbot, o Ask Photos pode responder a perguntas de acompanhamento. Portanto, se ele não acertar na primeira vez, você pode pedir para ajustar seus parâmetros e tentar novamente.
O Google afirma que seus dados do Fotos nunca serão usados para publicidade. Embora humanos possam revisar as consultas, eles estarão desconectados da sua conta do Google, então os revisores não saberão quem digitou a entrada. Pessoas reais não revisarão as respostas do Google Fotos, incluindo fotos ou vídeos, a menos que você forneça feedback ou (apenas em casos raros, de acordo com a empresa) para lidar com abusos.
Se você estiver nos EUA, pode se inscrever na lista de espera para tentar obter acesso antecipado ao Ask Photos a partir de hoje. Enquanto isso, os recursos de busca mais descritivos do Google Fotos estão começando a ser disponibilizados para usuários que falam inglês no Android e iOS.
Redação Confraria Tech
Referências:
Google’s Gemini-powered photo search arrives in early access