O Zenbook S14 é a opção leve, com 2,7 libras e menos de meio polegada de espessura. A máquina de 14 polegadas funciona com um processador Intel Core Ultra 7 que pode fornecer até 47 TOPS em sua unidade de processamento neural (NPU) para desempenho de IA. Sua tela é um display OLED 3K de 120Hz. O Zenbook S14 será vendido por $1.400. Está disponível agora na loja online da ASUS e estará disponível para pré-encomenda na Best Buy a partir de 6 de setembro.
Em seguida, temos o Vivobook S14, outro laptop de 14 polegadas com o mesmo processador Intel. Esta máquina possui uma tela OLED 16:10 e um sistema de áudio Dolby Atmos. Também é projetado para portabilidade, pesando 2,87 libras e medindo 0,55 polegadas de espessura. A primeira configuração estará disponível para pré-encomenda a partir de 5 de setembro, e outras versões estarão disponíveis em algum momento no quarto trimestre. O preço é de $1.000. A ASUS também adicionou duas máquinas à sua linha de laptops conversíveis Vivobook. O Vivobook 14 Flip e o Vivobook 16 Flip serão lançados no quarto trimestre, e ainda não há preço disponível. A versão de 14 polegadas tem especificações semelhantes à sua contraparte de laptop padrão e oferece suporte para o ASUS Pen 2.0. O 16 Flip também oferece os mesmos componentes internos, mas com uma tela OLED maior de 16 polegadas.
As outras adições à linha alimentada pela Intel são o laptop Expertbook P5 de 14 polegadas e o mini PC NUC 14 Pro AI. O Expertbook funciona com os mesmos processadores dos outros laptops, enquanto o mini-PC possui o processador Intel Core Ultra 9 com até 48 TOPS para desempenho de IA. O preço não foi revelado para nenhuma das máquinas.
Do lado da Qualcomm, temos o Vivobook S15 e o ProArt PZ13. O Vivobook S15 possui uma tela OLED de 15,6 polegadas 3K 120 Hz e áudio Dolby Atmos. O laptop promete “até 19+ horas de uso” com a bateria. Está disponível agora por $900.
O ProArt PZ13 é um laptop destacável com “até 21 horas de reprodução de vídeo FHD” com a bateria. Possui uma tela sensível ao toque OLED 3K 16:10 que também suporta o uso de caneta e está disponível agora por $1.100.
A Microsoft introduziu o programa Copilot+ PC em maio de 2024. Essas máquinas são projetadas para lidar com processos de IA localmente, em vez de na nuvem, e a ASUS teve um Vivobook S15 com o Snapdragon X Elite como parte da primeira onda de lançamentos do Copilot+ PC em junho. Para ser rotulado como um Copilot+ PC, os computadores precisam ter uma NPU com pelo menos 40 TOPS para gerenciar essas tarefas. Agora que a Qualcomm não é mais a fornecedora exclusiva de processadores para o programa da Microsoft, podemos esperar ver mais marcas potencialmente seguindo os passos da ASUS.
Redação Confraria Tech
Referências:
ASUS introduces six new Copilot+ PC laptops