Os autores têm até o dia 4 de dezembro para publicar novas histórias no Vella, que também é a última data em que os leitores poderão adquirir tokens para desbloquear episódios. Após essa data, embora os leitores não possam mais comprar tokens, ainda poderão usar os que já possuem para acessar os episódios até o fechamento definitivo do programa. Uma boa notícia para aqueles que acompanham autores ou histórias específicas é que não perderão o acesso aos episódios já desbloqueados, mesmo após o fim da plataforma. Eles poderão continuar lendo as histórias adquiridas em sua biblioteca no aplicativo Kindle para iOS e Android, embora não consigam mais acessá-las pela web. Qualquer token não utilizado até fevereiro será reembolsado.
As reações ao Vella foram, em geral, mornas desde seu lançamento. Alguns autores apreciaram a possibilidade de ganhar dinheiro com histórias inacabadas, enquanto muitos leitores expressaram a preferência por adquirir um livro completo, em vez de pagar por capítulos individuais. Pessoalmente, conheço poucos leitores que realmente utilizam a plataforma, e apenas um autor independente que publica suas obras no Vella. Para tentar aumentar o interesse, a Amazon ofereceu, no início deste ano, os primeiros dez episódios de uma história gratuitamente, ao invés de apenas três. Além disso, a empresa tentou incentivar os autores a permanecerem na plataforma com bônus, mas essas estratégias não foram suficientes para garantir a continuidade do Vella.
A decisão de encerrar a plataforma reflete as dificuldades em atrair e manter uma base de usuários engajada, mostrando que, mesmo grandes empresas como a Amazon, enfrentam desafios ao tentar inovar no mundo da literatura digital. A história do Kindle Vella serve como um lembrete de que, no universo das tecnologias e das plataformas de publicação, nem toda ideia se transforma em sucesso.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Amazon is shutting down its Kindle Vella serialized story platform in February 2025