Isso começa com uma UI mais limpa e simples que faz o Copilot parecer diferente de um velho motor de busca entediante. Esse novo visual chega ao Copilot na web, iOS, Android e Windows hoje. Você também poderá acessar o Copilot de dentro do Whatsapp, o que pode ser útil se você quiser evitar o assistente de IA do Meta.
A Microsoft também planeja lançar mais recursos experimentais de IA via Copilot Labs, de forma semelhante à maneira como o Google deu aos usuários acesso a recursos iniciais com seus próprios Labs. Há o Copilot Vision, que permite à IA ver tudo o que você está visualizando no Edge, e o Think Deeper, um método para permitir que o Copilot trabalhe mais em dilemas mais complexos. Ambos os recursos também têm o potencial de criar novas questões de privacidade e segurança, mas a Microsoft parece ter aprendido um pouco com seu lançamento confuso do Recall nos PCs com Copilot+. Notavelmente, essas ofertas do Copilot Labs só estarão disponíveis para pessoas que pagam pela assinatura do Copilot Pro.
A Microsoft diz que as sessões do Copilot Vision são “opt-in e efêmeras”, e nada é armazenado para treinamento da IA. Qualquer dado relacionado à sua sessão é excluído assim que você termina. O recurso também não funcionará em todos os sites, apenas em uma “lista limitada de sites populares”. E a Microsoft observa que o Copilot só interpreta imagens e texto que você está vendo em um site; ele não está realizando nenhum processamento de conteúdo importante. A empresa também planeja receber feedback dos usuários iniciais, refinar medidas de segurança e “manter a privacidade e a responsabilidade no centro de tudo o que fazemos”.
Não há dúvida de que a Microsoft precisa restabelecer a confiança com seus usuários após o lançamento problemático do Recall, um recurso que deveria ajudá-lo a encontrar qualquer coisa que você tenha feito em seu computador, mas que teve algumas falhas de segurança graves no início. “No final das contas, os usuários querem ter confiança em tudo o que acontece com os caches de dados sensíveis”, disse Pavan Davuluri, chefe do Windows da Microsoft, quando perguntado sobre as lições que a empresa aprendeu com o fiasco do Recall. Ele acrescentou que acredita que a empresa foi “além do esperado” para criar essa confiança, estabelecendo novos padrões de segurança para o Recall.
Há também recursos menos controversos chegando: o Copilot Daily usa o Copilot Voice para fornecer um resumo de notícias, clima e potencialmente lembretes sobre tarefas todos os dias. Com base nas demonstrações que vimos, é muito parecido com um podcast matinal feito especialmente para você. Enquanto isso, o Copilot Discover irá fornecer dicas sobre recursos de IA para usar, dependendo dos serviços da Microsoft que você utilizou no passado.
Pessoalmente, ainda estou um pouco ambivalente em relação à transformação quase instantânea da Microsoft em uma empresa de IA. Isso é especialmente verdadeiro uma vez que ainda lidamos com imprecisões e outros problemas do ChatGPT da OpenAI, no qual a Microsoft se baseia para alimentar o Copilot. Esses recursos do Copilot parecem um pouco mais úteis do que ser apenas um motor de busca turbinado, mas a empresa ainda precisa provar que pode construir recursos de IA com segurança e privacidade à prova de balas.
Como praticamente qualquer produto de IA nos dias de hoje, a Microsoft também está escalonando o lançamento desses recursos do Copilot. O Copilot Voice e o Copilot Daily são lançados hoje, mas o Voice estará disponível apenas em inglês nos EUA, Canadá, Austrália, Reino Unido e Nova Zelândia. O Copilot Daily, por sua vez, só funciona nos EUA e no Reino Unido por enquanto. O Copilot Vision irá para os Labs nos próximos dias para um “número limitado” de assinantes do Copilot Pro, enquanto o Think Deeper está disponível para usuários Pro nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Microsoft’s Copilot AI gets a voice and the ability to see websites you browse