A transição da OpenAI para fins lucrativos não eliminaria totalmente sua entidade sem fins lucrativos. O conselho sem fins lucrativos teria uma participação na nova empreitada com fins lucrativos, mas não teria o mesmo poder de antes. Um porta-voz da OpenAI deu uma declaração idêntica à que foi dada no relatório inicial da Fortune sobre a reestruturação. Será que não poderiam ao menos ter usado o software da OpenAI para redigir uma declaração diferente?
“Permanecemos focados em desenvolver IA que beneficie a todos, e estamos trabalhando com nosso conselho para garantir que estejamos bem posicionados para ter sucesso em nossa missão. O sem fins lucrativos é essencial para nossa missão e continuará existindo.”
A mudança para fins lucrativos também proporcionaria um grande pagamento para o CEO Sam Altman. A Reuters menciona que ele receberá participação na empresa assim que a reestruturação estiver concluída. O valor da empresa com fins lucrativos poderia chegar a até US$150 bilhões, de acordo com algumas estimativas. O modelo com fins lucrativos também removeria o limite de retorno para os investidores.
Allegadamente, Altman vem tentando há algum tempo transformar a OpenAI em uma empresa com fins lucrativos mais tradicional. Ainda não se sabe exatamente quando a mudança ocorrerá, uma vez que os detalhes do acordo ainda estão passando por todos os trâmites legais.
Redação Confraria Tech.
Referências:
New report details OpenAI’s plan to switch to for-profit mode