A Sputnik emitiu uma declaração dizendo que os usuários do TikTok e seus 86.000 assinantes não podem mais conhecer a verdade sobre questões geopolíticas urgentes e rir dos erros dos políticos ocidentais em vídeos da Sputnik International.
O TikTok não deu exemplos específicos de como os veículos estão tentando espalhar desinformação e manipular as eleições presidenciais deste ano nos EUA. No entanto, o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional e o FBI informaram que a Rússia gerou a maior quantidade de conteúdo de IA relacionado às eleições até o momento. Relatórios indicam que a Rússia criou e disseminou textos, imagens, áudios e vídeos feitos por IA online, principalmente para “denegrir o Vice-Presidente e o Partido Democrata” e semear divisão ao focar em tópicos como imigração.
Recentemente, o governo dos EUA impôs sanções formais contra Rossiya Segodnya e TV-Novosti, acusando a RT de ir “além de ser simplesmente um veículo de mídia”. Alegou que o governo russo incorporou uma equipe operacional cibernética com laços com inteligência russa dentro da RT, focando em “operações de influência e inteligência em todo o mundo”. Essa equipe até paga personalidades das redes sociais para espalhar “conteúdo não identificado” destinado a influenciar eleições de governos estrangeiros.
O Meta baniu veículos de mídia estatais russos em seus produtos, incluindo Facebook e Instagram, “por atividades de interferência estrangeira” logo após o governo dos EUA anunciar as sanções. A empresa encontrou evidências de que os veículos tentaram ocultar atividades de interferência estrangeira no passado e espera que continuem com suas práticas enganosas.
Se você está se perguntando que tipo de vídeos falsos a Rússia tem divulgado, a Microsoft detalhou alguns em um recente relatório de análise de ameaças. Um vídeo mostrava “Kamala Harris” atacando participantes de comícios de Trump, enquanto outro usava um ator para acusar o Vice-Presidente de estar envolvido em um incidente de atropelamento e fuga em 2011 que paralisou uma garota de 13 anos. Há também outro vídeo falso mostrando um outdoor em Nova York alegando que Harris quer mudar o gênero das crianças. A empresa alertou que mais vídeos encenados e gerados por IA feitos pela Rússia devem circular online à medida que os EUA se aproximam das eleições.
Redação Confraria Tech.
Referências:
TikTok removes Russian state-owned media accounts for ‘covert influence’