TikTok remove contas de mídia estatal russa por ‘influência encoberta’


0

O TikTok anunciou em seu US Elections Integrity Hub que removeu contas associadas à Rossiya Segodnya e TV-Novosti, que possuem e operam os veículos de mídia estatais russos Sputnik e RT. A empresa afirmou que expulsou as contas da plataforma de mídia social por “engajar em operações de influência encobertas” que vão contra suas diretrizes de spam e comportamento enganoso. O TikTok esclareceu que o conteúdo das contas não era exibido no feed Para Você sob sua política de mídia afiliada ao estado e também estava rotulado como tal. Seus vídeos já estavam restritos na UE e no Reino Unido, mas agora as contas foram permanentemente banidas e não são mais visíveis para ninguém no mundo.

A Sputnik emitiu uma declaração dizendo que os usuários do TikTok e seus 86.000 assinantes não podem mais conhecer a verdade sobre questões geopolíticas urgentes e rir dos erros dos políticos ocidentais em vídeos da Sputnik International.

O TikTok não deu exemplos específicos de como os veículos estão tentando espalhar desinformação e manipular as eleições presidenciais deste ano nos EUA. No entanto, o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional e o FBI informaram que a Rússia gerou a maior quantidade de conteúdo de IA relacionado às eleições até o momento. Relatórios indicam que a Rússia criou e disseminou textos, imagens, áudios e vídeos feitos por IA online, principalmente para “denegrir o Vice-Presidente e o Partido Democrata” e semear divisão ao focar em tópicos como imigração.

Recentemente, o governo dos EUA impôs sanções formais contra Rossiya Segodnya e TV-Novosti, acusando a RT de ir “além de ser simplesmente um veículo de mídia”. Alegou que o governo russo incorporou uma equipe operacional cibernética com laços com inteligência russa dentro da RT, focando em “operações de influência e inteligência em todo o mundo”. Essa equipe até paga personalidades das redes sociais para espalhar “conteúdo não identificado” destinado a influenciar eleições de governos estrangeiros.

O Meta baniu veículos de mídia estatais russos em seus produtos, incluindo Facebook e Instagram, “por atividades de interferência estrangeira” logo após o governo dos EUA anunciar as sanções. A empresa encontrou evidências de que os veículos tentaram ocultar atividades de interferência estrangeira no passado e espera que continuem com suas práticas enganosas.

Se você está se perguntando que tipo de vídeos falsos a Rússia tem divulgado, a Microsoft detalhou alguns em um recente relatório de análise de ameaças. Um vídeo mostrava “Kamala Harris” atacando participantes de comícios de Trump, enquanto outro usava um ator para acusar o Vice-Presidente de estar envolvido em um incidente de atropelamento e fuga em 2011 que paralisou uma garota de 13 anos. Há também outro vídeo falso mostrando um outdoor em Nova York alegando que Harris quer mudar o gênero das crianças. A empresa alertou que mais vídeos encenados e gerados por IA feitos pela Rússia devem circular online à medida que os EUA se aproximam das eleições.

Redação Confraria Tech.

Referências:
TikTok removes Russian state-owned media accounts for ‘covert influence’


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format