No entanto, é importante ressaltar algumas ressalvas. Primeiramente, a fonte da história é anônima, pois a equipe do filme foi obrigada a assinar um acordo de confidencialidade. Além disso, nem todo o filme foi gravado usando o smartphone de última geração da Apple. O Engadget confirmou que Boyle e sua equipe utilizaram diversas câmeras diferentes, sendo o iPhone 15 Pro Max apenas uma delas.
Não foi simplesmente colocar o smartphone em um tripé e pronto. Cada iPhone foi adaptado para integrar lentes DSLR de quadro completo. Além disso, essas lentes de alta qualidade custam uma pequena fortuna. Os telefones também foram colocados em gaiolas de proteção.
Mesmo que os telefones não tenham sido exclusivamente usados para fazer este filme, é um momento de volta às origens para Boyle e sua equipe. O filme original 28 Days Later foi filmado principalmente com uma filmadora de nível prosumer que custava US$ 4.000 na época e gravava em fitas MiniDV.
28 Years Later é o terceiro filme da franquia e está previsto para chegar aos cinemas em junho de 2025. O elenco conta com Jodie Comer, Aaron Taylor-Johnson, Ralph Fiennes e Cillian Murphy. Este será o primeiro de três novos filmes ambientados no universo dos zumbis raivosos de movimento rápido. Detalhes da trama são inexistentes, mas os três próximos filmes estão sendo escritos por Alex Garland, que co-escreveu o primeiro e dirigiu filmes como Ex Machina, Aniquilação e, mais recentemente, Civil War. Ele também criou uma série de TV verdadeiramente subestimada chamada Devs.
Quanto à interseção entre smartphones e Hollywood, vários filmes foram filmados com iPhones, incluindo Tangerine de Sean Baker e Unsane de Steven Soderbergh.
Redação Confraria Tech.
Referências:
28 Years Later was partially shot on an iPhone 15 Pro Max